Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é instalada na Raposa

A iniciativa visa ampliar as redes locais de saúde e a acessibilidade à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer no estado

Sesc Saúde Mulher é composto por unidades móveis que realizam exames para prevenção de câncer de mama e colo do útero além de ações educativas para a promoção da saúde (Foto: Divulgação)

Utilizando a educação e a prevenção como importantes ferramentas na luta contra o câncer de mama e colo de útero, o Sesc no Maranhão mais uma vez investe na saúde e chega às comunidades com exames gratuitos de mamografia e colo de útero, essenciais para a ampliar as chances de salvar a vida de muitas mulheres e famílias. Oferecidos a partir da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, a instalação na Raposa aconteceu nesta terça-feira (17), na Quadra Sesc Comunidade.

Participaram da solenidade de instalação da Unidade o 1º Vice Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcelino Ramos, a Diretora Regional do Sesc no Maranhão, Rutineia Monteiro, o Diretor Regional do Senac, Ahirton Batista Lopes, o Secretário de Estado de Articulação de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, a Secretária Adjunta de Estado da Mulher, Adriana Carvalho,  além de conselheiros e funcionários do Sesc, a prefeita de Raposa, Talita Laci, a Secretária de Saúde da Raposa, Tatiana Lisboa, agentes comunitários, imprensa e a população local.

Em seu pronunciamento, o 1º Vice Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcelino Ramos, destacou que a instalação da unidade móvel é mais uma iniciativa voltada ao cumprimento da missão do Sesc, se alinhando aos cenários e tendências mundiais e nacionais de investimento em recursos e tecnologias no âmbito da saúde para a prevenção e interceptação de agravos, preferencialmente no que se refere à promoção da saúde da mulher.

Após a cerimônia, a equipe de saúde do Sesc e a Prefeitura de Raposa disponibilizaram à população aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, distribuirão kits de saúde bucal e preservativos, além de realizarem duas oficinas: materiais reciclados e biojóias até o meio-dia. Em um trabalho conjunto desenvolvido com as prefeituras municipais, o Sesc Saúde Mulher é um aporte ao sistema de saúde local e facilitará o acesso das mulheres que residem em zonas mais distantes da capital e o interior do estado à prevenção.

Ações educativas também estarão sendo semeadas pela equipe de educação em saúde do Sesc na própria comunidade durante o período de instalação, que é de no máximo 90 dias. Com uma estrutura de ponta, o Saúde Mulher ofertará gratuitamente mamografia digital para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos ou maiores de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama e o exame citopatológico, do câncer de colo do útero, para mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou tem atividade sexual.

O horário de atendimento da Unidade é de segunda a quinta, das 8h às 18h e sexta-feira das 8h às 17h. Para o agendamento dos exames as mulheres interessadas devem realizar cadastro prévio com agentes comunitários de saúde do município mediante apresentação das cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e comprovante de residência. As mulheres serão convocadas através de notificação do agente comunitário de saúde, mensagens de texto e/ou contato telefônico de acordo com data e horário definido.

Carregando