Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

7 dicas para economizar dinheiro durante as compras

Elaboramos algumas dicas bem simples para quem deseja começar a poupar

(Foto: Divulgação)

A verdade é que todos nós queremos realmente poupar algum dinheiro mensalmente, contudo, por diversos motivos, várias pessoas não o conseguem fazer. A poupança não tem que ser um bicho de sete cabeças, e é algo que se encontra ao alcance de cada um de nós. Elaboramos algumas dicas bem simples para quem deseja começar a poupar.

1 – Tenha alguns objetivos

Ter objetivos definidos é meio caminho andado para conseguir gerar uma poupança no dia a dia, e conseguir mensalmente colocar um reforço na sua conta. Acredite que se tiver um objetivo, vai conseguir esforçar-se muito mais para o conseguir alcançar.

2 – Será que sabe no que está gastando seu dinheiro?

Tendo em conta a economia brasileira e as dificuldades atuais, são muitas as famílias que não conseguem retirar algum do dinheiro que ganham para colocar o mesmo numa poupança ou investir em algo.

Se esse é o seu caso, sugerimos que durante um mês anote todos os gastos que tem (por mais irrisórios que lhe possam parecer) e que no primeiro dia do mês seguinte olhe para eles e veja o que é possível cortar.

Muitas vezes poupar no dia a dia passa simplesmente por cortar em pequenas coisas que não são urgentes.

3 – Faça uma lista de supermercado

Antes de sair de casa para ir ao supermercado faça uma lista daquilo que necessita e durante as compras tente segui-la à risca. Quando as pessoas vão às compras sem listas, com fome ou com filhos, a tendência é comprar sempre muito mais coisas do que aquilo que necessitam.

A economia com esse pequeno hábito pode te ajudar a ver que ao final de um ano já conseguiu poupar mais de R$ 4000 (sim, R$ 4.000 em compras por impulso, chocolates, doces, brinquedos…).

4 – Esteja atento às promoções

Evite comprar algo que não necessita só porque se encontra em promoção. No entanto, existem imensas vezes em supermercados descontos em produtos não perecíveis que ultrapassam os 50% por unidade.

Nestes casos, é uma boa opção comprar um estoque (não demasiado grande) desses produtos e vai conseguir poupar imenso dinheiro (acredite que existem oportunidades que não deve mesmo perder).

5 – Faça compras online

Muitas pessoas ainda têm receio de comprar pela internet, pois o prazo de entrega é longo, dúvidas sobre a qualidade dos produtos, entre outros motivos.

O que a grande maioria das pessoas não sabe é que com o ePacket o processo de entrega pode ser mais rápido, principalmente nas compras da China e Hong Kong, então a dica é verificar a forma de entrega antes de efetuar a compra.

Antes de comprar um produto leia sempre as características e descrição, pois é ali que você terá as informações sobre o material e avaliações de outras pessoas. Nada melhor do que aprender com a compra de outras pessoas.

Os produtos online podem ser muito mais baratos do que os produtos na loja física, portanto vale a pena analisar antes de comprar.

6 – Use Lâmpadas econômicas

São diversos os estudos realizados, que estimam que trocar todas as lâmpadas de sua casa por lâmpadas econômicas, permite uma economia mensal de mais ou menos 30%. Procure desligar os eletrodomésticos das tomadas (como é o caso de televisões, carregadores, micro-ondas, máquina de café), a economia pode chegar aos 45% por mês.

Como vê é uma forma bem simples e prática de poupar no dia a dia. Além de tudo, vai conseguir prolongar a vida útil dos seus equipamentos (não precisando de os trocar tão cedo).

7 – Pague tudo em dia e esqueça o mínimo da fatura

Muitas pessoas se perdem na organização dos pagamentos de boletos e dos impostos obrigatórios e isso acaba gerando juros sobre juros. Anote no celular, na agenda, em algum lugar que possa lembrar as datas de pagamento e procure pagar sempre o total das faturas. Pagamento de juros é sim um desperdício de dinheiro e dificulta a economia para sua poupança.

Agora que já sabe 7 formas de poupar no dia a dia, está na hora de fazer pequenas alterações em sua rotina diária. Acredite que poderá economizar e conseguir fazer um bom pé de meia ou comprar aquilo que mais precisa sem ter de recorrer a qualquer tipo de financiamento.

Carregando