Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Dicas para aprender outros idiomas sem sair de casa

A internet pode ser uma excelente aliada

Imagem: pixabay.com

Aprender um novo idioma é objetivo de muita gente, seja para colocar no currículo, fazer uma viagem ou, simplesmente, aumentar a bagagem cultural. Nesse sentido, a internet pode ser uma excelente aliada.

Diferentemente de outras épocas, em que o acesso à informação era restrito ao meio acadêmico, agora é possível aprender sozinho — e sem sair de casa. Veja só como você pode começar uma nova língua ou aprimorar uma que já tenha afinidade:

Sites de notícias

Você não precisa mais estar em determinado país para saber o que acontece nele. Com uma rápida pesquisa na internet, é possível ter acesso aos principais jornais de todo o mundo, em português e no idioma local.

Para quem já está fazendo curso de espanhol, por exemplo, vale a pena acompanhar o El País. Já para quem está imerso no inglês, a dica é dedicar alguns minutos para ler o New York Times. O Le Monde também é uma referência para o jornalismo e pode ser acessado em francês.

Curso online

Assim como os tradicionais, os cursos online ensinam a estrutura gramatical do idioma e como desenvolver as estratégias necessárias para a comunicação. A diferença é que nesse caso você pode estudar onde, quando e quanto quiser, e com um preço mais acessível.

A Babbel é uma dessas opções que, além do curso de espanhol e inglês, oferece a oportunidade para aprender outras línguas como o francês, polonês, russo, turco e muito mais. O mais interessante é que você pode fazer o teste gratuito e, se gostar, comprar o curso. Já pensou estudar norueguês?

Exercite

Mesmo que o estudo em casa não demande provas, como os cursos presenciais, o aluno deve manter a disciplina para manter o ritmo do aprendizado. Uma forma de fazer isso é por meio de exercícios gramaticais e de listening.

Você pode optar pelas apostilas físicas ou, se preferir, buscar material na internet. Existem muitas atividades disponíveis na rede, até mesmo interativas, que ajudam a entreter ao mesmo tempo em que ensinam.

Grupos de estudos

Cansou de estudar sozinho? Entre em grupos ou fóruns de estudos para trocar materiais e manter a conversação no novo idioma. Assim, você poderá aplicar o que aprendeu de maneira prática.

Nas redes sociais, existem diversos grupos e páginas focados no aprendizado de idiomas. Aproveite esse momento para relaxar, se divertir e, claro, avançar no idioma escolhido.

Podcasts

Ser fluente em um idioma é mais do que saber a estrutura gramatical e o vocabulário. É preciso ainda entender o que ouve e falar. Os podcasts são excelentes ferramentas para isso (conheça alguns aqui).

Ouça diálogos entre nativos, programas de rádio ou reportagens sobre assuntos diversos. Quanto mais escutar o idioma que está aprendendo, mais rapidamente irá assimilar o som das palavras. No começo, é normal não compreender muito, mas, aos poucos, você irá se habituar a ouvir. E isso será fundamental na hora de conversar.

Carregando