Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Avenida dos Franceses em São Luís recebe nova iluminação

O serviço de reestruturação do sistema de iluminação da Avenida dos Franceses contempla ainda a reforma dos braços ornamentais e pintura dos postes

Foto: Maurício Alexandre

A Avenida dos Franceses, em São Luís, está recebendo nova iluminação. No local, as lâmpadas antigas de luz amarela de vapor de sódio estão sendo substituídas por luminárias brancas à base de vapor metálico, que são mais econômicas, eficientes e proporcionam ao espaço uma incidência luminosa de maior alcance, além de deixar a avenida mais bonita.

O serviço de reestruturação do sistema de iluminação da Avenida dos Franceses contempla ainda a reforma dos braços ornamentais e pintura dos postes. Na via já haviam sido renovados 80 pontos de iluminação, que conferiram à área um aspecto ainda melhor depois dos serviços de urbanização realizados no local.

Além da Franceses, outras ruas e avenidas de grande fluxo da capital também já foram contempladas com serviços de revitalização e modernização do sistema de iluminação pública, recebendo novas luminárias de LED ou do tipo branca. Entre as avenidas contempladas estão Litorânea, Holandeses, Marechal Castelo Branco, Guajajaras, Daniel de La Touche, Colares Moreira, Portugueses, Libaneses, Jerônimo de Albuquerque, Ana Jansen, São Marçal, Agricultores, Avicênia, Tirirical e Tupinambá, entre outras.

O programa de revitalização da iluminação já contemplou mais de 150 bairros, sendo que em muitos deles o sistema apresentava-se bastante deficiente, como na Cidade Olímpica, Cidade Operária, Ilhinha, Cohama, Renascença, Forquilha, Coroadinho, Planalto Pingão, Residencial Pinheiros, Vila Brasil, São Bernardo, São Cristóvão, Jardim São Cristóvão, Ipem São Cristóvão, Residencial Nestor, Jardim São Raimundo, Apeadouro, Liberdade, Vila Passos, Madre Deus, Monte Castelo, Fé em Deus, Cruzeiro de Santa Bárbara, São Raimundo, Vila Vitória, Residencial Nova Vida, Nova Jerusalém, Anjo da Guarda, entre outros bairros que deixaram para trás a triste realidade de vias escuras ou mal iluminadas.

Em muitos dos locais contemplados houve a substituição das lâmpadas denominadas amarelas pelas luminárias com tecnologia LED, que são econômicas e mais eficientes, além de não emitir radiação IV/UV, o que evita danos à pele das pessoas e às plantas. Além do que já foi feito, o planejamento para o setor prevê ainda a instalação de mais 10.773 novos pontos de luz branca até o final deste ano; outros 32.322 em 2019 e 21.548 até dezembro de 2020.

Carregando