Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

IFMA oferta 6640 vagas em cursos técnicos de nível médio

As vagas estão distribuídas entre os 29 campi do IFMA em 27 cidades do Estado. As inscrições ocorrem de 5 de setembro a 5 de outubro

(Foto: Reprodução)

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) abriu o edital do processo seletivo aos cursos técnicos de nível médio. No total, 6.640 vagas estão sendo ofertadas para ingresso em 2019. O prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição será de 20 de agosto a 3 de setembro. Já as inscrições regulares ocorrem de 5 de setembro até 5 de outubro. A aplicação das provas ocorrerá no dia 2 de dezembro.

Podem participar da seleção candidatos que já concluíram ou estão cursando, em 2018, a 8ª série ou 9ª ano do Ensino Fundamental (para a forma Integrada ao Ensino Médio); estudantes que estão cursando a 1ª série ou 2ª série do Ensino Médio em 2018 (para a modalidade Concomitante); e candidatos que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio em 2018 (modalidade Subsequente).

As oportunidades estão disponíveis nos 29 campi do IFMA em 27 cidades do Estado, sendo eles: Açailândia, Alcântara, Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São José de Ribamar, São João dos Patos, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Luís – Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escola pública. Dessas vagas, metade serão reservadas aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita; e a outra metade será reservada aos candidatos com renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio per capita. Das vagas de cada grupo, 77% serão reservadas para os que se declararem pretos, pardos e indígenas. Conforme o sistema de cotas, a porcentagem a ser aplicada para pretos, pardos e indígenas deve seguir os dados do censo do IBGE. Realizado em 2010, o último censo informa que esse índice populacional no Maranhão é de 77%. O Instituto reserva também, em cada curso, 5% das vagas para candidatos com deficiência.

Acesse o sistema de inscrições e o edital

Carregando