Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Iphan assina ordem de serviço para restauração do Teatro Tablado em São Luís

O imóvel compõe o conjunto urbano tombado em esfera federal e também integra a lista do Patrimônio Mundial pela Unesco

Teatro Tablado será restaurado pelo Iphan. (Foto: Divulgação)

Com um orçamento de cerca de R$ 2,3 milhões, a ordem de serviço para início da obra de restauração e requalificação do Teatro Tablado, localizado no coração de São Luís (MA), será assinada nesta sexta-feira (24) pela presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, e pela reitora da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Nair Portela. Representante arquitetônico do século XIX, o Teatro Tablado é um dos imóveis que compõe o conjunto urbano tombado em esfera federal e também inscrito na lista do Patrimônio Mundial pela Unesco.

A obra, que será executada pelo Iphan, prevê intervenções em diversos elementos, como paredes, pisos, revestimentos e cobertura. O projeto inclui, também, as instalações elétricas, hidráulicas, climatização e sonorização, para que o espaço volte a receber o Centro Cultural Teatro Tablado.

O prédio pertence ao governo do estado do Maranhão e tem uma cessão de uso para a Ufma. Além de preservar um bem marcante na paisagem do Centro Histórico de São Luís, a obra de restauração e requalificação do Teatro Tablado também vai possibilitar o resgate de seu uso como espaço cultural da cidade, trazendo a moradores e turistas um novo local de convivência, conhecimento, produção artística e lazer. A previsão é que o Teatro seja entregue à comunidade em 2019.

Serviço

Assinatura da ordem de serviço da obra de restauração do Teatro Tablado
Data: 24 de agosto, 10h
Local: Superintendência do Iphan/MA – Auditório Aloísio Magalhães
Endereço: Rua 28 de julho, 235, Centro – São Luís (MA)

Carregando