Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Sesc promove um final de semana musical na Praia Grande

As atrações iniciam às 17 horas, no Anfiteatro Beto Bittencourt, ao lado do Odylo Costa filho

Corporação Musical Cemadipe (GO). (Foto: Divulgação)

Pôr-do-sol e muita música é o que o Sesc, instituição vinculada ao Sistema Fecomércio, preparou para os ludovicenses neste final de semana, dias 25 e 26 de agosto. A 20ª edição do projeto Sonora Brasil apresenta o balanço e notas rítmicas das bandas Sociedade Musical União Josefense (SC), que recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial de São José em 2016, e Corporação Musical Cemadipe (GO), fruto de uma proposta de educação musical para jovens da cidade de Aparecida. Aberta ao público de todas as idades, as atrações iniciam às 17 horas, no Anfiteatro Beto Bittencourt, ao lado do Odylo Costa,filho. A duração média do repertório é de uma hora.

A União Josefense, que se mantém através de doações e outras formas pontuais de captação de verba, é responsável por uma escola de música que oferece aulas gratuitas de instrumentos de sopro e percussão a jovens maiores de 12 anos, atividade que tem como objetivos contribuir para a formação educacional dos alunos e, principalmente, garantir a longevidade do grupo através da renovação de seu quadro de músicos.

No contexto do Sonora Brasil o papel do grupo é o de apresentar repertório composto originalmente para bandas de música com especial atenção aos dobrados e marchas religiosas, também cabendo ao grupo ilustrar a fase de transição na história das bandas quando se tornou habitual a inclusão de gêneros populares dançantes, típicos do ambiente das gafieiras.

Já a Corporação Musical Cemadipe é uma banda formada por jovens de Aparecida de Goiânia (GO). A criação do grupo, em 2005, ocorreu como uma proposta de educação musical baseada em referências comumente encontradas em cidades do interior do Brasil. No caso deste grupo é realizado um trabalho bastante sistematizado e embasado teoricamente pelo fato de ter a frente um maestro/professor com formação acadêmica.

A história da banda tem origem no Centro de Educação Infantil Marista Divino Pai Eterno (Cemadipe) que desde 2001 atua com projetos de cunho social, atendendo famílias do bairro Madre Germana com vistas à atenção a seus direitos no campo da Educação. Na agenda musical do projeto do Sesc a Cemadipe representa as bandas civis que lidam com repertórios de marchas e hinos. Formada por naipes de metais e percussão, abordando repertórios de relevância histórica e com atenção especial a compositores goianos, o grupo também vai apresentar instrumentos de fanfarras e exemplos de seu repertório específico.

Programação

Sociedade Musical União Josefense (SC)

Data: 25 de agosto/2018 (Sábado)

Local: Anfiteatro Beto Bittencourt – PRAIA GRANDE

Horário: 17h

Corporação Musical Cemadipe (GO)

Data: 26 de agosto/2018 (Domingo)

Local: Anfiteatro Beto Bittencourt – PRAIA GRANDE

Horário: 17h

Carregando