Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Ponte da Rua do Comércio na Vila Isabel em São Luís é entregue

A nova ponte da Rua do Comércio foi construída sobre um córrego e recebeu serviços de pavimentação asfáltica e era um anseio antigo dos moradores da região

Foto: Reprodução

A Prefeitura de São Luís entregou nesse sábado (25) uma nova ponte na Rua do Comércio, no bairro da Vila Isabel, em São Luís. Construída em concreto e aço, a nova ponte é um sonho antigo dos moradores da região Itaqui-Bacanga.

Com obras executadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), a nova ponte da Rua do Comércio foi construída sobre um córrego e recebeu serviços de pavimentação asfáltica e era um anseio antigo dos moradores da região, que há mais de quatro décadas reivindicavam o serviço. A antiga estrutura de madeira estava envelhecida e deteriorada pelo tempo, representando grande perigo à circulação de veículos e pedestres.

A estrutura possui nove metros de comprimento, cinco metros de largura e 1,05 metros destinados à passagem de pedestres com acessibilidade, permitindo o trânsito de pessoas com deficiência. Além de favorecer a mobilidade, a obra facilitará o acesso de ambulâncias e viaturas policiais. No local, será implantada ainda nova iluminação para proporcionar mais segurança e beleza ao espaço.

O pacote de melhorias no bairro Vila Isabel inclui, entre outros serviços, a obra de drenagem profunda na Rua Senador Pompeu com a urbanização da área; e os serviços de pavimentação asfáltica em dezenas de ruas do bairro.

Com a galeria, que possui 120 metros de extensão, será possibilitado o escoamento das águas pluviais de um córrego antes existente na área. Durante o período chuvoso, os moradores enfrentavam sérios transtornos com os alagamentos e o serviço vai solucionar esse problema. Os serviços incluem instalação de tubulações de drenagem, obras de urbanização com pavimentação asfáltica e requalificação da iluminação pública na área, com instalação de novas luminárias e projetores, além de calçamento da via.

Na Rua Senador Pompeu, como parte do projeto de drenagem e urbanização na via, foi criado um espaço que servirá de área de lazer para a comunidade com piso de concreto próprio à realização de programações de lazer e entretenimento.

Mais uma obra estruturante de drenagem profunda solucionou problemas recorrentes de alagamentos na Rua da Mangueira, outro setor do bairro que era fortemente atingido no período chuvoso. A obra no local contemplou a construção de uma galeria em concreto armado e bueiro duplo, numa extensão de 450 metros.

A Rua da Mangueira é uma via importante de ligação entre a Vila Isabel e outros bairros da área, como Anjo da Guarda, Gancharia e Vila Nova. A obra foi executada no encontro da Rua da Mangueira com a Rua da Juçara, ponto considerado de maior convergência de água pluvial, para onde escoava grande parte da água oriunda das demais ruas da localidade.

Carregando