Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Colinas lidera qualidade da educação no estado

A cidade recentemente destacou-se entre os municípios avaliados pelo Tribunal de Contas do Estado

Foto: Luis Carlos

Colinas, cidade do médio sertão maranhense, é novamente destaque nos índices de qualidade da educação que tem alcançado, com merecido reconhecimento. A cidade recentemente destacou-se entre os municípios avaliados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), através do índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).

Analisada em sete itens, Colinas apresentou avaliação A no âmbito da educação. Para receber a avaliação A, que corresponde ao desenvolvimento de um trabalho altamente efetivo, a educação de Colinas recebeu nota 75. O resultado divulgado diz respeito ao desempenho no ano anterior. Em 2017, a avaliação divulgada, referente a 2016, apontava a nota 15. Em um ano, portanto, a avaliação passou de C, considerada abaixo do nível de adequação, para avaliação máxima.

O controlador da prefeitura da cidade, Marco Andrade Novaes, acompanhou o trabalho realizado pelo TCE-MA e ressaltou que o município tem se empenhado em garantir educação de qualidade. De acordo com Novaes, o objetivo da gestão é manter o alto padrão de qualidade nos próximos anos.

A avaliação de Colinas acompanha o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Na última semana, o índice maranhense bateu o maior número da história do estado. A avaliação, que é feita de dois em dois anos, passou de 2.8 para 3.1 nos dois primeiros anos da gestão de Flávio Dino. Na última avaliação, o número alcançado foi 3.4, a 13° maior nota do país.

Carregando