Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Cantora Avril Lavigne fala sobre doença que a deixou a beira da morte e escreve música “Head Above Water” sobre esse momento

Realmente, tenho tentado manter meu ânimo, tendo metas para atingir e com o objetivo de sobreviver, minha música me ajudou a me curar e me manter viva, contou a artista

A cantora canadense Avril Lavigne anunciou o lançamento de sua nova música “Head Above Water”. A faixa é o primeiro lançamento após o último disco da cantora, em 2013, e marca seu retorno aos palcos após cinco anos.

A música que será lançada no próximo dia 19 de setembro, conta como um marco importante na carreira da cantora, não só por esta há cinco anos sem lançar nada, mas porque traz um relato da luta que a artista tem enfrentado com a doença de Lyme.

Doença de Lyme

Poucas pessoas já ouviram falar dessa doença, porém, ela pode causar estragos irreparáveis na vida de quem tem. A doença de Lyme se trata de uma infecção bacteriana transmitida por carrapatos, que tem entre seus sintomas dores de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo, dores musculares e articulares e mal-estar geral.

Esta doença pode ser muito grave, especialmente quando acomete o sistema nervoso central, causando desde meningite até um quadro de fraqueza muscular que afeta especialmente braços e/ou pernas. Os principais transmissores são os carrapatos, são eles que carregam essas bactérias e que podem transmiti-las para os seres humanos por meio de picadas.

Os carrapatos são marrons e aderem na pele, onde podem permanecer por bastante tempo enquanto sugam o sangue do hospedeiro. Os locais preferidos do corpo humano para os carrapatos são axilas, couro cabeludo e região da virilha.

Em carta divulgada em suas redes sociais, Avril escreveu aos fãs sobre a história da letra, que conta parte de sua batalha contra a doença de Lyme. “Eu passei os últimos anos casa doente lutando contra a Doença de Lyme. Estes foram os piores anos da minha vida enquanto eu passava por batalhas físicas e emocionais”, contou a artista de apenas 33 anos.

A cantora explicou ainda que a faixa foi a primeira de uma série de músicas que ela escreveu deitada em sua cama. “Escrevi da minha cama durante um dos momentos mais assustadores da minha vida. Eu tinha aceitado morrer e conseguia sentir meu corpo se desligando. E sentia como se estivesse me afogando. Era como se eu estivesse mergulhada na água e precisasse emergir para respirar”, relembra a cantora.

Leia carta de Avril Lavigne aos fãs na íntegra aqui e traduzida logo a baixo:

Carta escrita à mão pela cantora e divulgada em suas redes sociais. (Foto: Reprodução / Site Avril Lavigne)

“Estou empolgada por finalmente poder anunciar o primeiro single do meu novo single junto com a data do lançamento. Cinco anos se passaram desde que eu lancei meu último disco. Eu passei os últimos anos casa doente lutando contra a Doença de Lyme.

Estes foram os piores anos da minha vida enquanto eu passava por batalhas físicas e emocionais. Eu pude transformar essa luta em música e estou realmente orgulhosa por isso. Eu escrevi músicas em minha cama e, do sofá, gravei a maioria delas. Palavras e versos tão verdadeiros sobre minha experiência que airam de mim sem esforço.

Realmente… mantendo meu ânimo, tendo metas para atingir e com o objetivo de sobreviver, minha música me ajudou a me curar e me manter viva. Obrigada por aguardarem pacientemente enquanto eu lutava e continuo lutando na batalha da minha vida.

A primeira música que escolhi lançar se chama “Head Above Water”. Ela é também a primeira música que escrevi da minha cama durante um dos momentos mais assustadores da minha vida. Eu tinha aceitado morrer e conseguia sentir meu corpo se desligando. E sentia como se estivesse me afogando. Era como se eu estivesse mergulhada na água e precisasse emergir para respirar.

Como se eu estivesse em um rio, sendo puxada pela correnteza. Sem poder respirar. Rezando para Deus para que Ele me ajudasse a manter a cabeça acima da água. Me ajudasse a ver através da tempestade. Eu crescia ao lado Dele. Minha mãe me apoiava. Nos braços dela eu escrevi a primeira música que estou lançando para falar sobre minha história. Depois, eu encontrei uma alma maravilhosa, Travis Clark, e nós sentamos no piano e esculpimos o resto da canção. Depois, entreguei isso para o gênio Stephan Moccio e amei o que ele fez com a música.

Eu decidi ser sincera sobre minha batalha, me abrindo e sendo o mais vulnerável possível. E para ser honesta, parte de mim não queria falar sobre estar doente, porque eu queria que tudo isso acabasse, mas eu sei que eu tenho que fazer isso. Porque isso não é só uma parte da minha vida, eu preciso conscientizar as pessoas sobre a severidade da Doença de Lyme.

Uma simples picada de inseto pode f**** grande. As pessoas não estão cientes que a doença de Lyme precisa ser tratada imediatamente. Muitas vezes, se estão cientes, elas não são tratadas simplesmente porque não conseguem chegar a um diagnóstico. E mesmo quando elas recebem um diagnóstico, muitas vezes não conseguem arcar com o tratamento.

Minha fundação quer ter certeza que isso não vai acontecer com tanta frequência com acontece. Então em nosso website, nós estamos fornecendo pesquisas sobre prevenção e links em que você pode se conectar com médicos. Em breve, vamos anunciar alianças com um time grande de cientistas que vai acelerar as pesquisas sobre a doença.

Por favor, junte-se a nós nessa luta enquanto eu falo para o mundo sobre minha história e trago uma conscientização sobre a doença.

Estou pegando minha vida de volta em minhas próprias mãos e fazendo o que eu sei que eu deveria estar fazendo nesta vida. Fazendo música. E compartilhando minha cura e esperança através da minha música. Eu espero que isso tudo toque vocês, para lhe trazer força, e elevar, te inspirar e encorajar.

Eu quero mais do que qualquer coisa voltar aos palcos. Para segurar minhas guitarras e correr por aí. Para cantar com meu coração e viajar pelo mundo para ver todos os meus fãs. Farei tudo o que eu puder para voltar aos palcos, viajar, para cantar para vocês, para trabalhar novamente. Mas eu sempre tenho que ouvir meu corpo e manter um equilíbrio saudável. Por isso por favor, tenham paciência. Eu escrevi e gravei esse álbum e, para mim, esse é um momento vitorioso. É uma grande realização. Estou muito orgulhosa e agradecida por cada um de vocês que me esperou tão pacientemente e amavelmente com apoio durante todo esse processo.

Aqui. Agora eu me sinto bastante forte, triunfante, poderosa e com um registro verdadeiro para mim e minha experiência ao longo dos anos. Meu primeiro single se chama “Head Above Water” e será lançado em 19 de setembro. Estou muito empolgada por retornar com uma nova música e ter vocês comigo nesta jornada. Vamos fazer isso. Nova era.”

Carregando