Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios terá programação em São Luís

O Clean Upthe World acontece em mais de 130 países e já mobilizou mais de 35 milhões de voluntário

(Foto: Reprodução)

São Luís será uma das cidades a realizar o Clean Upthe World, o Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios. O evento já integra a agenda de atividades de organizações sociais e Universidades locais, e este ano terá programação nos dias 14, 15 e 16 de setembro, sendo o Clean Up Day realizado no domingo (16), iniciando no prolongamento da Avenida Litorânea, a partir das 8h.

O Clean Upthe World acontece em mais de 130 países e já mobilizou mais de 35 milhões de voluntário, que dedicam um dia do ano para coleta de resíduos em praias e rios, com o objetivo de alertar a população para o consumo excessivo de materiais descartáveis, a destinação correta do lixo e os cuidados com o meio ambiente.

Segundo revelam dos dados dos Indicadores Sociais elaborados pelo Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA), são descartadas mais de 550 toneladas de lixo por ano em São Luís, o que faz da cidade a quinta pior em lixo per capta, em média 1,5 kg de lixo por pessoa, por dia.

Para o Analista de Comunicação do ICE-MA, Maurício de Paula, é preciso que a população faça o descarte correto do lixo, para não afetar o meio ambiente: “São Luís é uma cidade litorânea, portanto os cuidados com o descarte correto do lixo deve ser redobrado, pois parte dos resíduos acabam sendo levados para os mares e rios carregados pela chuva, afetando a vida marinha e poluindo ainda mais as praias e rios”, informou.

O Presidente da Associação de Surf e Bodyboard do Olho d’Água (ASBOA), Rogério Verde, destacou que o Clean Upthe World é uma forma de sensibilizar a população para uso dos espaços públicos de forma correta: “a praia é um bem comum, por isso é importante que todos zelem por ela, utilizando-a de forma responsável, através da coleta e descarte adequado do lixo produzido enquanto estão nas atividades de lazer, dessa maneira, além de exercer a cidadania, estamos garantindo que novas gerações disponham de um local prazeroso e conservado para suas atividades”, destacou.

Link para inscrição: https://goo.gl/forms/cicsgFGigoB3b0WC2

Mais informações:

Maurício de Paula (ICE-MA) – 98514-2521

Rogério Verde (Associação de Surfistas) – (98) 98877-8326

Denison Ferreira (Greenpeace) – (98) 98153-1507

PROGRAMAÇÂO

DIA 14 E 15 DE SETEMBRO

Manhã 9h–11h

Palestra de Abertura da campanha – (ASBOA/CONVIDADOS)

Oficinas do Greenpeace – Corais da Amazônia/

Exposição de Tartarugas Marinhas do QUEAMAR e primeiros socorros/

Laboratório do CERMAG – Centro de Referência em Mangues.

Tarde

15h-17h: Palestra sobre a campanha – (ASBOA/CONVIDADOS)

Oficinas do Engajamundo/ Recursos Hídricos

Exposição de Tartarugas Marinhas do QUEAMAR/

Laboratório do LAMA CERMAG – apresentam: Mostra de Cinema e Vídeo Socioambiental “Curta o Mar”

Local: Sede da Associação de Surfistas – ASBOA

Público: Adolescentes e jovens do ensino médio Escola Clarindo Santiago, surfistas, simpatizantes e comunidade do entorno

tindo da extensão da Av. Litorânea Caolho em direção ao Olho D’água – Pico ASBOA, São Luís – MA.

DIA 14 E 15 DE SETEMBRO – CLEAN UP DAY

08h00 – Abertura | Local: extensão da Av. Litorânea – Praia do Caolho

08h30 – Conversa sobre Meio Ambiente e a preservação do mares e rios

09h00 – Atividade laboral

10h00 – Caminhada de limpeza na orla, passando pelos rios Pimenta e Claro, finalizando com a chegada ao Pico ASBOA (local de encontro dos surfistas)

11h00 – Atividades esportivas / aulas de surf, bodyboard, futebol, oficina de equilíbrio (slack line), atividades culturais

12:00hs: Almoço (não será oferecido)

14:00hs: Discussões sobre a praia

18:00hs: Encerramento e conversa sobre a atividade fomentando e potencializando as parcerias; música e muita diversão.

Carregando