Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

HTO realiza conscientização no Dia Mundial da Sepse

Antes conhecida como septicemia ou infecção generalizada, a sepse é uma inflamação generalizada do organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão.

13 de setembro é o Dia Mundial da Sepse, e o Hospital de Trauma e Ortopedia (HTO), equipamento do governo do Maranhão, reforçou a causa com uma manhã de mobilização entre os funcionários.

Antes conhecida como septicemia ou infecção generalizada, a sepse é uma inflamação generalizada do organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão. A sepse pode levar à parada de funcionamento de um ou mais órgãos e até mesmo à morte, quando não descoberta e tratada rapidamente. A infecção pode afetar todo sistema imunológico e dificultar o funcionamento dos órgãos. Em resposta, o organismo provoca mudanças na temperatura, respiração, pressão arterial, frequência cardíaca, contagem de células brancas do sangue e confusão mental.

Equipe do HTO reuniu funcionários para falar sobre o Dia Mundial da Sepse

Pensando em alertar sobre os casos e prevenção da sepse, a direção do HTO promoveu uma roda de diálogos com profissionais gabaritados da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que destacaram a necessidade de higienização adequada no trato com os pacientes e devida atenção a ser tomada pelos acompanhantes ou cuidadores: “Para evitar que um paciente seja acometido de sepse, é necessário que haja uma higienização adequada das mãos, mesmo usando luvas, limpeza das instalações do hospital e equipamentos. Este nosso encontro serve para alertamos os profissionais sobre o procedimento apropriado para combater essa enfermidade tão constante no dia a dia de um leito hospitalar”, ressaltou Roque Costa, enfermeiro responsável pela CCIH.

Diretora administrativa do HTO e uma das organizadoras do evento, Sâmia Melo falou sobre a importância de incentivar o debate das questões relacionadas à saúde, sempre em constante evolução: “Buscamos trabalhar sempre em processo de melhora contínua. O HTO promove esta ação visando o acompanhamento seguro do paciente, instruir da melhor forma os nossos profissionais para que todos encontrem o que vêm procurar aqui: saúde”, afirmou.

Durante o Dia Mundial de Sepse, o HTO também ofereceu um espaço dedicado à literatura especializada na área médica. A feirinha do livro disponibilizou uma série de títulos atualizados no sentido de oferecer a médicos e funcionários toda a didática necessária para especialização profissional: “A ideia é incentivar, que cada profissional siga evoluindo na profissão, porque até as doenças evoluem, e é preciso acompanhar essa evolução, para melhorar a qualidade no atendimento e oferecer segurança aos paciente”, destacou Sâmia Melo.

Diversos títulos da área médica estavam à disposição na feirinha

Carregando