Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Pedetistas históricos declaram apoio a Zé Reinaldo para o Senado

Fundadores do PDT que fizeram parte dos governos de Jackson Lago, declaram voto ao ex-governador José Reinaldo Tavares

(Foto: Divulgação)

Lideranças políticas do PDT no Maranhão, todos fundadores do partido e membros da legenda que notabilizou Jackson Lago, declararam voto ao deputado federal José Reinaldo Tavares (PSDB) à candidatura ao Senado Federal. Entre eles, o engenheiro Rubem Brito; o ex-prefeito de Barreirinhas, Léo Costa; o ex-prefeito de Cururupu, José Francisco Pestana; o ex-prefeito de Conceição do Lago Açu, Pedro Filho e o economista Aziz Santos, ex-secretário de Planejamento do governo de Lago. Todos assumiram compromissos de entrar de corpo e alma na campanha no ex-governador.

“Ele tem uma história política e administrativa plural. Exerceu quase todos os cargos da República”, afirmou Aziz Santos, em referência aos cargos que Zé Reinaldo assumiu ao longo da sua vida pública e política, como vice-governador por duas vezes; governador do Estado, ministro dos Transportes, presidente da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), diretor-geral do DER-MA, deputado federal, dentre outros. “Foi responsável pela transposição das águas do rio São Francisco, pela Ferrovia Norte-Sul e outras obras de repercussão nacional na economia do País.

”Figura central”– De acordo com Aziz, Zé Reinaldo Tavares é o único candidato a senador que tem apresentado propostas concretas sobre o desenvolvimento do Maranhão. “É só ver o trabalho dele em relação à potencialização da Base de Alcântara, o empenho dele em agilizar o estudo de viabilidade econômica da execução da BR 308 – a Transoceânica, que é uma ideia genial dele para valorizar a Baixada Ocidental”, enfatizou.

Segundo Aziz, Tavares foi, nos últimos anos, “a figura central” da política do Maranhão. “Na eleição de Jackson Lago, foi estratégia dele de termos três candidatos que tornou possível vencermos a eleição, um grande movimento que uniu as forças de oposição. Foi José Reinaldo que costurou essa aliança. E agora recente, a própria eleição do Flávio Dino. Se não fosse José Reinaldo, Flávio Dino jamais teria ganho as eleições”, acentuou.

Frente das oposições – O ex-prefeito de Barreirinhas, Léo Costa, um dos 12 fundadores do PDT, hoje filiado no PSDB, também reforçou que Zé Reinaldo Tavares foi decisivo na vitória de Jackson Lago governador, em 2006. “Na condição de governador, naquela época, José Reinaldo poderia ter se lançado Senador, mas preferiu ajudar a frente das oposições (a Frente de Libertação do Maranhão) e ficou no mandato até o fim, o que possibilitou muitíssimo aquela estrondosa e histórica mudança. É bonito, é sensato e é justo reconhecer”, recordou.

Em relação à Barreirinhas, ele lembra que José Reinaldo “fez a linda beira-rio, iniciou o aeroporto e contratou uma empresa para fazer a limpeza urbana de Barreirinhas (uma responsabilidade que não era sua), reafirmando, assim, sua preocupação e seu carinho com a cidade número 1 do turismo do nosso lindíssimo Maranhão”. Ele acentua que Zé Reinaldo é maduro, inteligente, calmo, vivido, experiente, educado, respeitador e delicado. “Pode ter um nome melhor para senador do que esse para o nosso por enquanto sofrido Maranhão?”, questionou.

Ex-secretário de Obras de Jackson Lago durante 9 anos e fundador do PDT, o ex-deputado Rubem Brito, destacou o que chamou de “voto de gratidão” a Zé Reinaldo ao Senado. Brito destacou o avanço educacional do Maranhão durante o governo de Tavares, como a construção de escolas em todos os 217 municípios e o centros de educação tecnológica da Universidade Virtual.

Carregando