Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

V Festival Internacional de Folclore e Turismo do Maranhão em São Luís

A sua quinta edição será realizada de 25 à 30 de setembro em nossa capital

(Foto: Divulgação)

Mais uma vez a cidade de São Luís será palco do Festival Internacional de Folclore e Turismo de Maranhão – São Luís. A sua quinta edição será realizada de 25 à 30 de setembro em nossa capital. (Vide programação abaixo)

Estão sendo esperados cerca de 200 bailarinos de grupos folclóricos internacionais e nacionais. Participarão, as delegações do Chile (Ballet Folklórico de San Bernardo), Geórgia (Salkhino), Colômbia (Companhia de Danzia Colômbia), Pará (Trilhas da Amazônia e Xuatê Carajás).

Farão parte ainda da programação do Festival, o Bloco Tradicional Os Foliões, o Boi Brilho da Ilha, o Boi Barrica e os Grupo Marabloco, Vamu di Samba e Lamparina.

O Festival Internacional de Folclore e Turismo de São Luís – Maranhão é promovido pela WAPA (World Association of Performing Arts), CID (Council Internacional Dance), órgãos ligados à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), presentes em mais de 122 países, que se destacam na realização dos maiores Festivais e Encontros Internacionais de Folclore do mundo.

Em São Luís, o evento já se consagrou como um dos melhores eventos de diversidade cultural, já realizados na cidade.

HISTÓRICO

Em 2014, a nossa cidade recebeu pela primeira vez na Praça Maria Aragão, 150 artistas entre as delegações internacionais e nacionais da Argentina, Colômbia e Estônia, Pará e Ceará. Participaram ainda do Festival mais de 25 grupos da cultura local, dentre os mais importantes grupos de bumba-boi do Maranhão.

No ano de 2015 e 2016, as apresentações das danças das delegações internacionais do México, Estados Unidos, África do Sul, Itália, Argentina, Colômbia, e Peru e das delegações nacionais do Pará e Ceará, contribuíram para que São Luís fosse definitivamente incluída pela UNESCO no roteiro dos grandes eventos internacionais de folclore e turismo cultural do Mundo.

Em 2017, o Festival recebeu o selo da WAPA/ UNESCO, um reconhecimento internacional por São Luís sediar um evento multicultural , propagando a cultura entre as nações. Realizado ainda no balneário de São José de Ribamar, o evento proporcionou ao nosso público presenciar a graciosidade e beleza das danças da Polônia, Cuba, Paraguai, Paraíba, Ceará, Pará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e EUA.

PROGRAMAÇÃO SÃO LUÍS

Dia 25 de setembro às 20h
Abertura Oficial – Viva IPASE

26 DE SETEMBRO – 20h
Casa Barrica

27 DE SETEMBRO – concentração 17h
Cortejo pelo Centro Histórico , saindo da praça Benedito Leite, passando pelo canto da cultura/ Praça Nauro Machado até a Casa do Maranhão.

28 DE SETEMBRO – 20h
Teatro Arthur Azevedo
Entrada 2k de alimentos não perecíveis, que serão doados à Igreja São José Operário (obra do padre Ricardo).

30 DE SETEMBRO
Missa das nações – Igreja da Sé às 10h
Feirinha de São Luís às 12h

Maiores informações
Cláudio Sampaio – 9.8864.2571/ 9. 8704.2843/ 9.8327.9506

Carregando