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O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Youtube Music principal concorrente do Spotify chega ao Brasil

O serviço pago dará acesso ao acervo do site de vídeos do Google e permite reprodução em segundo plano

(Lucas Agrela/Site EXAME)

O YouTube Music, rival do Spotify, chega ao Brasil nesta terça-feira (25), oferecendo acesso ao acervo de músicas e videoclipes publicados na plataforma online do Google. Com versão paga a partir de 16,90 reais ao mês, o serviço permite a reprodução de músicas offline, em segundo plano e sem anúncios. Ele tem versões para smartphones Android, iPhones e também para a web.

O aplicativo tem uma tela que muda cada vez que você o acesso, seguindo suas preferências e variando conforme o horário do dia. Há uma aba de descobertas e lançamentos, bem como um recurso de reprodução de músicas em uma espécie de estação de rádio feita para você. Ela é chamada “Mixtape” e também funciona offline, se você tiver baixado algumas faixas para o seu smartphone.

Tirando proveito de toda a expertise do Google em buscas online, o YouTube Music consegue oferecer uma ferramenta de pesquisa de músicas que pode acertar os resultados mesmo quando o usuário escreve errado o nome do artista ou da música. O exemplo usado pela empresa, em uma apresentação oficial antecipada para jornalistas em São Paulo, foi o da cantora Anitta. O aplicativo conseguiu encontrar suas músicas mesmo quando escrito como se pronuncia no exterior (“Anira”).

O YouTube Music chega também com um plano família, que permite até seis contas simultâneas da mesma família (crianças precisam ter a partir de 13 anos de idade para usá-las, e custa 25,50 ao mês. Aos poucos, o aplicativo vai substituir o Play Music, até agora, único produto do Google que rivalizava com o Spotify e Deezer no mercado brasileiro.

YouTube Premium

A plataforma de vídeos YouTube também ganha uma versão paga a partir de hoje. Sem anúncios, com a possibilidade de reproduzir vídeos em segundo plano e também de fazer downloads, o serviço custa 20,90 reais no plano individual e 31,90 reais na família. Essa mensalidade já engloba o acesso ao YouTube Premium.

Modelo de negócios

Perguntada sobre uma mudança do modelo de negócios do YouTube da publicidade para as assinaturas, a empresa respondeu que isso deve variar de acordo com cada mercado. Nos Estados Unidos, por exemplo, o número de assinantes da versão paga já é alto. No Brasil, a empresa ainda precisa sentir a resposta dos consumidores.

E qual a vantagem, então, de se assinar o YouTube Music ou YouTube Premium com tantas opções por aí? Diferente de serviços como Spotify, Deezer, Tidal e outros, o do YouTube acrescenta um leque com opções de singles, remixes, shows ao vivo, covers legais e “aquelas músicas difíceis de achar que você só encontra no YouTube”, como cita a própria companhia.

O serviço de músicas por streaming do YouTube também traz uma série de playlists, como aquelas populares que “seguem” o seu humor e novidades da música. A interface do aplicativo é diferente do que vemos no atual YouTube, embora as opções sejam claras.

Outra coisa: o YouTube Music também tem um sistema de recomendações “desenvolvido para você”. O YouTube destaca, entre outros, uma busca inteligente que deve encontrar “qualquer música, mesmo que você não lembre do nome”. Isso quer dizer, por exemplo, que você pode procurar por uma parte da letra da música e então o serviço tentará encontrá-la.

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