Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

5 dicas de sucesso para quem é novo no mercado

Confira alguns segredos para se dar bem na carreira profissional

(Foto: Ilustração)

Como todo começo, a entrada no mercado de trabalho gera muitas dúvidas e ansiedade. Um detalhe é certo: quem se dedica e foca desde o início já sai na frente, ainda mais agora que as empresas estão mais exigentes. Confira alguns segredos para se dar bem na carreira profissional!

Estude sempre

Mesmo que você já tenha graduação completa e até especialização, os estudos não podem deixar de fazer parte da sua rotina. Para quem almeja voar mais altos e se destacar, é fundamental ter outras habilidades, como o conhecimento em idiomas.

Atualmente, existem diversas opções de curso de espanhol, inglês e outras línguas, até mesmo on-line. A Babbel é um dos aplicativos que podem ser usados para aprender um novo idioma, em qualquer lugar. Estudar nunca é demais! E ter um currículo repleto de certificações e expertises é visto com bons olhos pelos recrutadores.

Faça networking

Para se destaque em qualquer área, é fundamental ter uma rede de contatos profissionais. Isso ajuda a ter acesso a mais vagas de empregos, além de permitir uma maior troca de conhecimento e experiências.

O networking pode ser feito no próprio trabalho, em eventos da áreas e pela internet. O Linkedin é a principal plataforma de networking da atualidade, e que tem ajudado milhares de profissionais a alcançarem os objetivos que almejam.

Mantenha uma postura positiva

Ninguém gosta de trabalhar ao lado de uma pessoa que só reclama — principalmente, os chefes. Os gestores preferem os profissionais que apontam os problemas e se mostram dispostos a ajudar a resolvê-los.

Presenciou algo que não gostou ou gostaria que algo fosse diferente? Agende uma conversa com o seu superior e faça os seus apontamentos. Manter uma postura positiva não é o mesmo que fingir que tudo está bem, mas fazer o que for possível para que a empresa cresça.

Esteja aberto aos desafios

As empresas e os negócios mudam. Pode ser que amanhã ou depois novas tarefas precisem ser executadas. Nessas situações, os profissionais que se mostrarem mais abertos e flexíveis aos desafios ganharão a confiança dos superiores.

Portanto, cruzar os braços e fazer cara feia pode sugerir falta de vontade ou desejo de permanecer estagnado — dois aspectos negativos para a carreira. Demonstre interesse, ofereça ajuda e mostre que é capaz de solucionar problemas.

Cuide da sua imagem

Vestir-se adequadamente no ambiente de trabalho é importante para todos os tipos de empresa. Mesmo nas mais informais não é bem visto usar peças muito chamativas, como saias curtas e camisas amassadas.

Além do aspecto visual, todos os profissionais devem ficar atentos à imagem que passam no ambiente corporativo. Lembre-se de que fazer fofocas, se envolver em intrigas e agir com grosseria são comportamentos inadequados e que podem até comprometer futuras oportunidades.

Carregando