Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Segunda-feira é o dia D da luta contra o câncer no Maranhão

Hospital do Câncer promove nesta segunda-feira (15), o Dia D do Outubro Rosa, na Grande Ilha

Foto: Reprodução

Estima-se que o Maranhão registre 1.090 novos casos de câncer de colo do útero para cada 100 mil habitantes até o fim de 2018. São Luís representa 240 casos para cada 100 mil habitantes. O câncer de Mama tem previsão de 720 casos no estado para cada 100 mil habitantes, cerca de 280 por cada 100 mil habitantes só na capital.

No ranking de incidência mais comum no Estado, divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer, a neoplasia das mamas ocupa a primeira posição (49,26%), na sequencia aparece Colo do útero (41,79%), colón e reto (13,48%) e Glandula Tireóde (10,64%).
Na lista de estimativa do Inca de 2018, ainda parecem casos de câncer no ovário, corpo do útero e outros de incidência mais frequente.

Com o objetivo de alertar a população e diminuir esses números no Estado, o Hospital do Câncer do Maranhão, promove nesta segunda-feira (15), o Dia D do Outubro Rosa, na Grande Ilha.

Com o tema: “Uma simples atitude pode salvar a sua vida. Procure um médico”, as unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) desenvolveram uma programação especial para prevenir a doença e promover o diagnóstico precoce.

A ação vai promover palestras, acolhimento de pacientes, consultas com especialistas, coleta de preventivos e outros exames laboratoriais, realização de ultrassom de mamas, transvaginal e de testes rápidos (HIV, hepatites e sífilis), caminhadas, dentre outras ações.

Além do hospital, a UPA Araçagi, Hospital Aquiles Lisboa, Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo, Maternidade Nossa Senhora da Penha, UPA Parque Vitória, Hospital Tarquínio Lopes Filho, UPA e CEM Cidade Operária, Maternidade Benedito Leite, Hospital Geral da Vila Luizão e CEM do Vinhais vão concentrar atividades.

A Unidade Móvel de Saúde – Carreta da Mulher percorrerá bairros da capital maranhense até o dia 30, disponibilizando mamografia, exame preventivo, vacinas e palestras.

Veja os dados do INCA 2018

Carregando