Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Usuários de WhatsApp têm uma semana para fazer novo backup no Android

Mudança concede espaço ilimitado para arquivos do mensageiro no Google Drive

Esta é a última semana para que os usuários do WhatsApp no Android façam backup e mantenham suas mensagens antigas no Google Drive. A partir da próxima segunda-feira (12), o mensageiro começa a apagar arquivos com mais de um ano de forma automática e, por isso, é necessário realizar um nova cópia de segurança até a data.

Junto com a medida, o aplicativo passa a disponibilizar espaço ilimitado no serviço de armazenamento na nuvem, específico para essa ação. Isso significa que as mensagens e mídias trocadas nos chats não irão ocupar mais o espaço do Drive, com 15 GB na versão gratuita e até 30 TB nos planos pagos.

A mudança, anunciada em agosto, é fruto de uma parceria entre WhatsApp e Google e não impacta os usuários de iPhone (iOS). Para estes, o backup continua via iCloud Drive, que oferece 15 GB de graça, espaço parcialmente ocupado pelos arquivos do mensageiro. O tutorial abaixo, feito em um Moto G5S Plus com Android 7.1.1 Nougat, ensina como fazer a cópia de segurança de seus conteúdos do WhatsApp no Android. As instruções também servem para outros smartphones com sistema operacional do Google.

Como fazer backup
Passo 1. Ao abrir o WhatsApp, toque no menu principal e entre em “Configurações”;

Acesse o menu de configurações do WhatsApp no Android — Foto: Reprodução/Raquel Freire

 

Passo 2. Entre na opção “Conversas” e, em seguida, vá em “Backup de conversas”;

Vá à ferramenta de backup de conversas do WhatsApp — Foto: Reprodução/Raquel Freire

 

Passo 3. Na tela “Backup de conversas”, certifique-se de que o campo “Fazer Backup no Google Drive” esteja vinculado a qualquer opção exceto “Nunca” — no exemplo deste tutorial, o app está configurado para apenas realizar backups manuais. Pressione o botão “Fazer Backup” e aguarde o WhatsApp preparar a cópia das mensagens;

Confirme a preparação de backup de conversas do WhatsApp para Android — Foto: Reprodução/Raquel Freire

 

Passo 4. O mensageiro levará alguns minutos para terminar o backup. Ao final, o cabeçalho da tela exibirá quando foi feito o último backup e o tamanho total do arquivo, somado mensagens e mídias. Neste caso, os 266 MB da cópia não ocuparão o espaço do Google Drive a partir de 12 de novembro.

Confira a conclusão do backup de conversas do WhatsApp no Google Drive — Foto: Reprodução/Raquel Freire

 

Como fazer a migração
A geração de uma cópia de segurança manual descrita acima é uma forma de garantir que suas conversas do WhatsApp serão migradas para o Google Drive após o dia 12, quando também começa a vigorar o armazenamento ilimitado. O procedimento só é obrigatório para quem fez o último backup antes de 12 de novembro de 2017.

Por isso, olha a data e hora no topo da tela “Backup de conversas” e veja quando a última cópia foi feita. Para transferir a versão mais recente possível para o armazenamento ilimitado, clique no campo “Fazer backup no Google Drive” e selecione “Diário”.

 

Ative backups diários do WhatsApp no Google Drive antes da migração para espaço ilimitado — Foto: Reprodução/Raquel Freire

 

 

Carregando