Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Campanha ‘Doe amor em forma de pote’ incentiva doação de frascos para armazenamento de leite materno

A entrega dos potes pode ser feita na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão ou através de agendamento por telefone

Foto: Reprodução

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, em São Luís, iniciou a campanha ‘Doe amor em forma de pote’. A campanha tem o propósito de incentivar a arrecadação de frascos de vidro para o armazenamento de leite humano. Os frascos serão destinados ao Banco de Leite da unidade para utilização na coleta, pasteurização e distribuição de leite humano para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.

A entrega dos potes pode ser feita na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão ou através de agendamento por telefone, no qual o recolhimento dos mesmos é realizado por profissionais da unidade O recipiente precisa ser de vidro e com tampa de plástico, como os utilizados em embalagens de café solúvel de 30g ou de 100g, que tem capacidade armazenamento de 50 ml e 300 ml, respectivamente.

“Utilizamos os frascos tanto na montagem dos kits de doação do leite materno que enviamos às nossas doadoras para que elas façam a doação, assim como para pasteurizar os leites e armazenar o leite pasteurizado que servirá para as mães que tem dificuldade para amamentar ou para os bebês que estão na UTI”, explica a supervisora do banco de leite da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, Irenildes Rodrigues.

Banco de leite

O Banco de Leite da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é referência no estado. Ele é responsável pelo processo de funcionamento, coleta, transporte, processamento, distribuição, doações, instalações, controle de qualidade e clínico para dispensação para os bebês prematuros terem como se alimentar. Os potes de vidros doados passam por processo de lavagem e esterilização na unidade. Após os procedimentos de higienização, os potes serão utilizados no Banco de Leite da unidade.

As interessadas em doar o leite materno devem telefonar para o banco e uma equipe da unidade realiza a coleta na residência da voluntária. Na ocasião, é feita uma análise clínica do ambiente, das condições de higiene, além de fazer um exame de sangue para detectar se há algum tipo de doença. A equipe ainda orienta como retirar, conservar e armazenar o leite materno.

Quando o material chega à maternidade é realizada uma análise sensorial, verificando se foi devidamente armazenado e se não possui qualquer tipo de contaminação, evitando, assim, transmissão de doenças. O banco orienta ainda no processo de amamentação, pois o aleitamento é um fator importante para as mães. Ele ajuda o útero a voltar ao tamanho normal depois do parto.

Doação de frascos

O Banco de Leite da maternidade funciona na Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N – Cohab Anil I, em São Luís, de 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Para agendar entrega de frascos, basta ligar para 3245-2757, 3245-3457 ou 99183-5062.

Carregando