Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Programação da Feira do Livro de São Luís tem ações voltadas para diferentes públicos

Palestras, lançamentos, atividades lúdicas e muitas outras atrações têm movimentado a FeliS, que ocorre no Multicenter Sebrae e encerra no dia 25 de novembro

Público pode escolher entre diversas atrações que estão sendo oferecidas na 12ª Feira do Livro de São Luís. (Foto: Divulgação)

Com programação direcionada para diversos públicos, a 12ª Feira do Livro de São Luís – promovida pela Prefeitura,sendo a sexta realizada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior – permite que o público escolha atividades mais voltadas para seu perfil, como o Espaço Juventude com ações diárias focada nos jovens e o Espaço Mulher com discussões e oficinas tendo a mulher como protagonista. A programação se estende até este domingo (25), no Multicenter Sebrae, sendo toda gratuita e aberta das 10h às 22h.

Nesta quinta-feira (22), os visitantes podem conferir no Espaço Juventude a exposição de artesanato produzidos pelos adolescentes da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac). Às 10h, tem ‘Dança: apresentação de um musical’ e ‘Música: apresentação de um bloco de músicas maranhenses’, com a participação da escola João Francisco Lisboa. Em seguida terá a palestra ‘Intersetorialidade na socioeducação’, com Lúcia Diniz, da equipe técnica da Funac.

No mesmo espaço, às 12h, será exibido o Cine Jovem – Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA). Às 14h, tem contação de história e oficina de leitura com o Instituto Santa Luzia. Depois terá o espetáculo ‘Essa é a nossa politica’, com o Grupo Anônimos do Instituto Federal (IFMA) Campus São Luís/Maracanã. A programação continua com o ‘Projeto DeBoas – arte, cultura e educação popular’ e as rodas de conversas ‘A medida de internação e as práticas restaurativas’, com Lígia Santos e técnicos da socioeducação Irene Rolim, Alexandrina Abreu e Rosilda de Brito e ‘A juventude e o Afroempreendedorismo’.

O Espaço da Juventude tem como objetivo articular organizações que trabalham com a juventude, por meio de uma ação autogestionada para estudantes e jovens. A programação conta com as atividades Diálogo Jovem, Cine Jovem, Projeto Literatura Mútua, Clube do Livro, Projeto Literatura Marginal, shows e apresentações culturais.

“O Espaço da Juventude existe desde a primeira Feira do Livro de São Luís. Aqui estimulamos o protagonismo juvenil e fomentamos a literatura infantojuvenil, porque a criança que está na Feira vai ser adolescente, vai ser jovem. Estamos também promovendo a campanha Juventude Leitora Engajada, com a coleta e doação de livros literários, que são sorteados nos espaços em que atuamos”, explica a integrante da coordenação do Espaço da Juventude, Dayana Roberta.

No Espaço Mulher, às 10h tem a roda de conversa ‘Relacionamento Abusivo/ Violência contra a mulher’. Às 14h30 terá ‘Escuta Pública para Elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca’. Em seguida serão realizadas as rodas de conversa ‘Mulher, Literatura e Resistência: As filhas da Semana de Arte Moderna’ e ‘Relações Sociais de Gênero’.

Ainda com atividades voltada para públicos específicos, o Espaço Sebrae tem uma extensa programação de ações voltadas para o empreendedorismo, com ênfase em ações voltadas para economia criativa e apresentação do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE). A programação inclui uma oficina; cinco rodas de conversa; quizz empresarial, um jogo de perguntas e respostas voltado para o empreendedorismo; e do Memorial Sebrae, além do atendimento empresarial.

Para quem procura programação com temática de cultura popular, tem o Auditório Punga dos Saberes. O tradicional Café Literário recebe poetas, escritores, acadêmicos e intelectuais, com cafezinho sendo servido durante todas as atividades. Já a Casa do Escritor é onde são lançados cerca de seis livros por dia de autores maranhenses. A Casa do Professor tem atividades voltadas para formação do educador. Para o público infantil tem o Espaço Criança Semed (Educação Infantil e Ensino Fundamental), Espaço Sesc de Leituras e Carro BiblioSesc, além de atividades no Palco FeliS e Cine FeliS. Para quem se interessa por artesanato, tem uma área de exposições e quem busca se aperfeiçoar em alguma modalidade, são oferecidas uma série de oficinas para todos os tipos de público.

Carregando