Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Obras no Centro de São Luís estão em fase de conclusão

Previsão é que as obras do Complexo Deodoro sejam entregues até o final deste ano

A previsão de entrega das obras deste Complexo Deodoro é no mês de dezembro

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior vistoriou as obras do Complexo Deodoro que está sendo executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís. A obra, que segue o cronograma previsto, avança agora para a via que liga as praças Deodoro e Pantheon que já está sendo preparada para receber o novo pavimento. As máquinas trabalham regularmente para execução dos serviços que integram o PAC cidades Históricas, do Governo Federal.

Estão praticamente prontas as obras da Praça do Pantheon, em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite. Na Deodoro, as obras seguem em ritmo bem avançado. A previsão de entrega das obras deste Complexo Deodoro – formado pelas praças e ainda as alamedas Silva Maia e Gomes de Castro – bem como o primeiro trecho da Rua Grande, é no mês de dezembro. O prefeito adiantou que toda a região vai receber a decoração de Natal que está sendo concluída nas praças Pedro II e Benedito Leite, além de outros pontos da cidade.

As obras da Deodoro, Pantheon e nas alamedas Gomes de Castro e Silva Maia tiveram início no mês de maio. No segundo momento foram iniciadas as obras na Rua Grande, que seguem em ritmo regular já atingindo 60% de todo o trecho que compreende 10 quadras, entre o complexo Deodoro e Praça João Lisboa. Pelo cronograma de execução das obras, em março de 2019 estará concluída as obras de todo o complexo.

Na Praça do Pantheon já foram concluídos os serviços de toda parte estrutural e urbanística da obra, com colocação do piso em concreto lapidado e de granito na área central; instalação de caramanchões, que são estruturas cobertas que vão proporcionar beleza e sombreamento aos ambientes. O espaço também já está recebendo os retoques finais do projeto paisagístico, com colocação de grama do tipo esmeralda e plantação de arbustos nativos da região. Já foram instaladas as bases dos postes para implantação do novo sistema de iluminação pública do espaço; e construídas também as bases dos bustos ornamentais que retornarão à praça. Nas próximas semanas será dado início ao trabalho de colocação do novo mobiliário urbano, com instalação de novos bancos de pedras de lioz e lixeiras.

Já no espaço da Praça Deodoro, as obras estão em pleno vapor. No local são realizados serviços de construção da estrutura de concreto da esplanada, uma espécie de elevação que dará uma nova característica urbanística ao espaço. A Praça Deodoro também está recebendo obras de drenagem e tratamento sanitário, preparação para receber o novo calçamento, mobiliário e sistema de iluminação; fiação subterrânea e dutos de passagem de fibra ótica. O projeto contempla ainda a construção de banheiros públicos, implantação de sistema de sinalização, nova pavimentação de concreto lapidado e acessibilidade.

Serão instalados banheiros, marcados os canteiros com espaço mais amplo para maior permeabilidade do solo às plantas e demarcadas as áreas de estacionamento com acessibilidade e construído um centro administrativo para uso de equipes de fiscalização e segurança. O centro administrativo vai contar com um mirante para servir como área de vivência e contemplação pública.

Também como parte do Complexo Deodoro, as alamedas Gomes de Castro e Silva Maia, os serviços estão concluídos. Todo o piso de concreto intertravado já foi implantado, assim como também os balizadores em esferas de concreto para delimitar espaço de veículos e pedestres; nivelamento do passeio das alamedas para o pedestre; instalação de postes e iluminação pública com um sistema específico para as áreas de passeio e trânsito; e estruturas para instalação dos pontos de ônibus que vão garantir embarque seguro aos pedestres.

 

Carregando