Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Polo do IEMA em Timon abre novas vagas para cursos técnicos

As inscrições estão abertas até dia 29 de novembro

Foto: Reprodução

Oportunidade de cursar o Ensino Médio e aprender uma profissão com a abertura de novas vagas para cursos no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), polo do município de Timon. São oferecidas 140 vagas para o ano letivo de 2019 em cursos técnicos na área de Gestão de Negócios, Ambiente e Saúde e Informação e Comunicação. O polo oferece vagas nos cursos de serviços jurídicos, logística, informática biomédica e equipamentos biomédicos. As inscrições estão abertas até dia 29 de novembro.

O reitor da rede IEMA, Jhonatan Almada, aponta que processo seletivo do Iema representa uma oportunidade aos nossos jovens que têm interesse nesta modalidade de ensino, que soma educação formal e profissional com os cursos oferecidos. “A rede de institutos os alunos vivenciam a educação é um modelo pedagógico inovador, oportunidade de realizar um projeto de vida, construir e realizar seus sonhos”, enfatiza.

Almada destaca o referencial que representa a unidade de Timon, premiada em evento nacional e modelo de educação no sistema de ensino técnico em tempo integral no Maranhão. “Nos orgulha presenciar a evolução desta unidade que reflete em motivação para o avanço das demais na rede, como tem ocorrido. Estabelecida para oportunizar formação e profissionalização, a rede IEMA vem comprovando que a educação pública pode sim ser de qualidade e que os estudantes desse sistema caminham para um futuro verdadeiramente mais promissor”, pontua o reitor da rede IEMA.

Um total de 28 alunos do curso técnico de informática-biomédica do IEMA Timon se destacou no evento nacional recebendo medalha de bronze pela terceira colocação na Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras (OIMSF). A partir da boa colocação dos alunos. Com isso, a excelência do ensino na rede IEMA ganhou importante referência, ressalta Almada.

“O prêmio e reconhecimentos conquistados pelos nossos alunos é de todos os maranhenses. Com este resultado todos têm a ganhar: alunos, professores e sociedade. Isso só reforça o acerto com a implantação da rede IEMA e o quanto é significativo aos nossos jovens estudantes”, avalia o coordenador pedagógico da unidade, Jeferson Probo. A Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras é uma competição em equipe e interclasses, voltada para estudantes do ensino fundamental e médio.

No Brasil, a OIMSF é organizada pela Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento – com apoio oficial da Embaixada da França, do Consulado Geral da França em São Paulo, do Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação e da Universidade Metodista de São Paulo com apoio do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) na divulgação.

Avanços

A disponibilidade de vagas praticamente dobra este ano em Timon, com a oferta dos cursos. Atualmente, são 230 alunos na instituição, que vai aumentar para 390 após ingresso dos novos estudantes. O processo de inscrição no polo este ano será avaliativo. Os inscritos terão analisados seu histórico escolar nas disciplinas fundamentais. Outra melhoria é a digitalização do histórico escolar, que confere mais celeridade ao processo de inscrição.

“Esse conjunto de avanços garante um ensino de mais qualidade, que já é ofertado pela rede Iema, além de aumentar a procurar pela unidade e reforçar os resultados de nossa instituição que é reconhecida no Estado como referência em educação profissional”, destaca Jeferson Probo. A IEMA de Timon atende alunos da região e também de Teresina, Piauí.

A unidade de Timon é uma das 13 Unidades Plenas da rede de institutos, que tem como diferencial aliar o Ensino Médio à educação técnico-profissionalizante e em tempo integral. As unidades em Axixá, Bacabeira, Brejo, Cururupu, Matões, Pindaré-Mirim e São Luís também estão com inscrições abertas para o próximo ano, totalizando 1.260 novas vagas na rede plena do IEMA para 2019.

Processo seletivo

A lista de classificados será divulgada 14 de dezembro, no site do IEMA. As matrículas se realizam de 7 a 11 de janeiro de 2019 e o calendário acadêmico do ano letivo será divulgado no período. As atividades do Iema são realizadas de segunda a sexta-feira, em tempo integral, totalizando 10 horas diárias – das 7h30 às 17 horas.

No ato da matrícula, o selecionado deve apresentar documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência, duas fotos 3×4, certidão de nascimento); certificado de conclusão do Ensino Fundamental (original e cópia) ou declaração original deste com data a partir de janeiro de 2019.

Os alunos têm direito às refeições e área adequada para descanso na própria unidade onde farão o curso. Ao final, o estudante conclui simultaneamente a profissionalização técnica e o Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas no site do IEMA acessando o link http://web.iema.ma.gov.br/seletivo_iema/login.

Educação e profissionalização

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) foi criado em janeiro de 2015, com o objetivo de ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio no Estado. A rede conta com infraestrutura, equipamentos e pessoal para o desenvolvimento de cursos técnicos integrados ao ensino médio, considerando as necessidades locais e as prioridades estratégicas do Maranhão.

O IEMA está organizado em Unidades Plenas Axixá, Bacabeira, Coroatá, Pindaré-Mirim, São José de Ribamar, São Luís-Centro/Itaqui Bacanga, Timon, Santa Inês, Brejo, Presidente Dutra, Matões, Cururupu) e Unidades Vocacionais (Açailândia, Bequimão, Caxias, Carolina, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Ribeirãozinho e São Luís-Praia Grande/Escola de Cinema/Estaleiro Escola. A rede também atua em parceria com prefeituras, associações, sindicatos e movimentos sociais alcançando mais de 70 municípios.

Carregando