Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Evento cultural é realizado na Praça das Árvores no Cohatrac com vasta programação

Durante o evento, houve lançamento de livros e exposição de produtos artesanais, em um momento de interação entre os profissionais e o público

Vários produtos foram expostos no decorrer do evento cultural. (Foto: Comitê da Praça das Árvores)

Com o objetivo geral de fortalecer o tecido social do Complexo Cohab-Cohatrac, possibilitando a promoção de cidadania sociocultural, foi realizado, neste fim de semana, o “Empório Social”, em sua segunda edição, na Praça das Árvores, Cohatrac IV, em São Luís. Na ocasião, houve uma vasta programação, com lançamento de livros e venda de produtos artesanais.

O evento começou por volta das 8h de sábado (1º), sendo que foi organizado pelo Comitê da Praça das Árvores, que tem à frente o coordenador Camilo Rocha Filho. Dentre as atividades que aconteceram no local, houve o lançamento do livro “Valores da Vida”, do ambientalista Paulo Soares. Também ocorreu o relançamento da obra “Guerra urbana – o homem vida loka”, do jornalista Nelson Melo, repórter do Jornal Pequeno e que também escreve artigos para o Jornal Itaqui-Bacanga.

O artista plástico Vidotti também compareceu ao “Empório Social” para expor suas belas telas, que encantaram o público pela forma e conteúdo possibilitados pela disposição das tintas e desenhos. O evento contou, ainda, com a presença de outros profissionais, que levaram seus produtos artesanais, culinários e artísticos ao local. Todo esse conjunto tornou grandioso o momento na Praça das Árvores, que, recentemente, foi palco de um concurso de fotógrafos amadores.
O vencedor desse concurso, inclusive, teve sua foto estampada na camisa e caneca personalizadas para o evento de sábado. Importante destacar que também participaram do “Empório Social” entidades como o 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Comitê da Praça Manoel Júnior, Biblioteca Comunitária Monteiro Lobato, projeto “Amor de Patas São Luís” e Conselho Tutelar Cohab-Cohatrac.

O capitão Ricardo, subcomandante do 20º BPM, esteve no local e discursou para o público sobre a importância da polícia como fator preventivo contra os problemas sociais que, de uma forma ou de outra, contribuem para a violência urbana. O evento foi encerrado com uma saborosa feijoada, ao som do grupo de samba/pagode “Os Gaiatos”. Nas palavras de Camilo Rocha Filho, “Avalia-se que o evento teve seus objetivos alcançados, caindo na simpatia da comunidade”.

O projeto: o “Empório Social” da Praça das Árvores é uma iniciativa sociocultural que objetiva fortalecer o protagonismo da comunidade, difundir a cidadania e promover espaços sociopedagógicos que propiciem o lazer e a aprendizagem comunitária. Suas principais linhas de ações são a promoção da construção de uma cultura de integração coletiva comunitária, por meio de atividades que garantam direitos e cidadania.

O projeto resgata o sentimento de pertencimento e o empoderamento da comunidade, possibilitando uma nova mentalidade coletiva que priorize o respeito às diversidades, às diferenças, e trabalhe a tolerância, o preconceito, a discriminação e a violência. E tem como principal base de justificativa o fortalecimento do tecido social, tomando como eixos a arte, a educação, a literatura e culturas diversificadas. Sendo assim, tem, na troca de experiências, o mote para a construção de novas sociabilidades e a mentalidade de um espaço público como um patrimônio vivo da comunidade.

 

Carregando