Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Dia do Patrimônio é marcado por passeios e oficinas em São Luís

O Dia do Patrimônio Municipal foi instituído em comemoração ao título de Patrimônio Mundial recebido por São Luís no dia 06 de dezembro de 1997, pela Unesco

Foto: Reprodução

Em comemoração aos 21 anos do título de São Luís Patrimônio da Humanidade, que será comemorado nesta quinta-feira (6), diversas atividades culturais estão sendo realizadas na capital maranhense. Nesta quarta (5), será realizada uma edição especial do Passeio Serenata em alusão à data. A saída será da Praça Benedito Leite, às 19h.

Entre as ações promovidas para uma plateia muito especial e curiosa, de crianças de 3 a 6 anos, que assistiram ao filme “Upaon-açu, Saint-Louis, São Luís” do escritor e cineasta Joaquim Haickel. Gostaram tanto que pediram para rever a história da ilha em que elas nasceram. A sessão teve pipoca e refrigerante. Enquanto isso, um grupo de adolescentes entre 10 a 15 anos aproveitava o tempo para participar da oficina de dobradura, uma técnica japonesa conhecida como origami.

Tanto na sala de cinema como na oficina de origami, houve bastante interação entre as crianças e os monitores. No período da tarde são repetidas as atividades com outros frequentadores da Casa do Bairro.

Nessa terça-feira (4) começaram também as apresentações do projeto Caminhos da Memória, que vai estrear o Roteiro Museus para alunos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) do Centro.

A professora de Técnicas de Negociações de Eventos, Lia Braga, que acompanhou a turma, falou sobre a importância da visita. “Sair do ambiente escolar já é muito importante. Primeiro, porque eles não têm oportunidade de vivenciar, de conhecer, de visitar museus e casas de cultura. Essa visita é um diferencial importantíssimo pra eles. É um jeito de aprender de uma forma especial. É importante mostrar que o tambor de crioula foi a nossa primeira manifestação cultural tombada. Hoje eles estão levando para casa muitas informações sobre a nossa cultura”.

Às 15h20, foi a vez dos estudantes do Iema do Itaqui-Bacanga viverem o momento Caminhos da Memória com uma visita a monumentos. Às 14h teve sessão de cinema na Casa do Bairro para público de 10 a 15 anos. Grupos de alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), localizado no Centro Histórico, têm agendamento com o Caminhos, às 15h30, na sexta-feira (6).

TERCEIRA IDADE

A programação também contempla o público formado por idosos da Casa do Bairro. A artista plástica Babula vai estar com eles em uma criativa oficina de azulejos na quinta-feira (6). Alunos da Escola Modelo Benedito Leite também têm dois turnos de programação, só que com o Caminhos da Memória em sua versão Roteiro Histórico Cultural. Os passeios serão feitos às 9h e às 15h, da quinta-feira (6).

Toda a programação conta com a participação de técnicos, profissionais arquitetos e historiadores da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, na elaboração e execução das atividades.

O que se comemora?
O Dia do Patrimônio Municipal foi instituído em comemoração ao título de Patrimônio Mundial recebido por São Luís no dia 06 de dezembro de 1997, pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciências e a Cultura (Unesco). Desde dezembro de 2005, de acordo com a Lei nº 4563, a cidade comemora esta data como o Dia Municipal do Patrimônio Histórico. Para celebrar este dia, a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), realiza de 2 a 7 de dezembro, uma programação com atividades diversas, tais como oficinas, apresentações de filmes e roteiros culturais.

 

Carregando