Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Snapdragon 855: as vantagens que o processador trará para fotos e vídeos

O novo processador inclui o CV-ISP (o primeiro dedicado a visão-computacional do mundo), que conta com detecção de profundidade baseada em hardware

Foto: Reprodução

No Snapdragon Tech Summit 2018, evento realizado no Mauí, a segunda maior ilha do Havaí, a Qualcomm apresenta os detalhes sobre o seu novo processador, o Snapdragon 855.

A empresa aproveitou a segunda etapa do evento para falar sobre as vantagens que o novo processador trará ao setor audiovisual. Além de possuir arquitetura de 7 nanômetros, o novo Snapdragon apresenta diversas melhorias na área da fotografia.

Estabelecendo novos padrões
O novo processador inclui o CV-ISP (o primeiro dedicado a visão-computacional do mundo), que conta com detecção de profundidade baseada em hardware, permitindo captura de vídeo e identificação de objetos, tudo em 4K HDR e 60 fps.

Com essa novidade, uma pessoa pode filmar um vídeo e substituir objetos e fundos selecionados na cena em tempo real, sem deixar de lado a resolução 4K HDR. A estabilização da imagem também foi aprimorada, acabando com as imagens borradas.

O novo processador da Qualcomm traz um leque de novas funcionalidades que devem inspirar diversas fabricantes, e isso está sendo comprovado a cada dia do evento.

O novo Snapdragon traz vários recursos de visão-computacional (CV) acelerados por hardware, fornecendo recursos de fotografia computacional e captura de vídeo de última geração, ao mesmo tempo que apresenta uma economia de energia até quatro vezes maior que os modelos anteriores.

Através da câmera do smartphone, o processador consegue compreender quais objetos, rostos, animais, entre outros, estão focados, além de reconhecer pessoas e até mesmo compreender textos.

Parceria com o Google
O Google esteve presente no segundo dia de evento para confirmar que continua sendo um dos parceiros da Qualcomm, especialmente no quesito visão computacional voltada ao reconhecimento facial em fotos.

O trabalho das duas gigantes de tecnologia resulta em imagens com mais detalhes, claridade e efeitos que antes só eram possíveis com câmeras profissionais. E ele faz tudo isso utilizando apenas uma lente.

O Snapdragon 855 consegue melhorar até mesmo fotografias que foram capturadas por outros aparelhos.

Realidade aumentada também estará presente
Uma demonstração que impressionou a todos foi a função que permite mudar a cor do cabelo da pessoa que está em um vídeo em tempo real. Isso foi possível graças a nalbi, empresa coreana de inteligência artificial. Após a apresentação, foi disponibilizado um video que mostra em detalhes de como essa função vai acontecer.

Graça aos novos processadores, o poder das câmeras de celulares está começando a superar os recursos disponíveis em câmeras profissionais.

Efeito bokeh em vídeos
O Snapdragon 855 também irá permitir a aplicação do efeito bokeh em vídeos 4K, o que antes só era possível em fotografias.

Outra funcionalidade exclusiva é a visão noturna, atualmente, disponível apenas em smartphones, que diz mais respeito ao processamento da imagem e aos artifícios da visão computacional do que ao tamanho das lentes e aberturas.

Além de todas essas novidades, também foi anunciado um novo formato de fotos e vídeos que irá permitir várias possibilidades.

Snapdragon 855 inaugura novo formato de arquivo
Os pontos positivos do novo processador não acabam por aí. A Qualcomm anunciou um novo formato de imagem, nomeado de HEIF, capaz de entregar arquivos 50% menores, facilitando o compartilhamento.

O Snapdragon 855 suporta gravação de HDR 10+, graças ao Qualcomm Spectra 380 ISP. Isso significa que mais de 1 bilhão de cores diferentes podem ser capturadas sem perder o contraste e o brilho.

Também é possível tirar 3 fotos ao mesmo tempo, salvas em um único arquivo. O objetivo é fazer vários cliques para ter uma ter uma imagem perfeita.

 

Carregando