Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Prefeitura de São Luís inicia matrícula online com oferta de 15 mil vagas

Por meio da inscrição, que se estende até o dia 1º de fevereiro, estudantes, pais ou outros responsáveis manifestam o interesse em uma vaga nas creches ou Unidades de Educação Básica

Foto: Reprodução

A Prefeitura de São Luís está disponibilizando para pais e responsáveis o processo de matrícula de forma online que este ano contempla todas as escolas da rede. O link para as matrículas online para o ano letivo de 2019 foi disponibilizado nessa sexta-feira (21).

Por meio da inscrição, que se estende até o dia 1º de fevereiro, estudantes, pais ou outros responsáveis manifestam o interesse em uma vaga nas creches ou Unidades de Educação Básica (U.E.B) da rede pública de São Luís. Estão sendo ofertadas 15 mil vagas para toda rede, sendo 6 mil para Educação Infantil, 6 mil para Ensino Fundamental e 3 mil para Educação de Jovens e Adultos (EJA). A rematrícula para estudantes veteranos será automática na escola.

A Matrícula Online 2019 – que é acessado por meio do endereço https://sislamema.caedufjf.net/sislamema/prematricula.faces?q=Xl9dvmpbyrw%3D, é uma das ações da política de Educação Municipal programa ‘Educar Mais fazendo parte do processo de modernização da gestão escolar. Por meio do programa está sendo realizado o diagnóstico da qualidade do ensino oferecido na rede pública municipal de São Luís com o objetivo de acompanhamento, monitoramento e tomada de decisões na área da Educação.

O processo de matrícula para as escolas da Rede Municipal para o ano letivo de 2019 será totalmente online. No ato da inscrição, para quem deseja ingressar na Rede, a pessoa deverá escolher três escolas, mais duas optativas. Os responsáveis que já estão com a solicitação de matrícula efetivadas na internet serão atendidos de imediato e serão informados via e-mail e no site da Prefeitura, e deverão comparecer na U.E.B. selecionada munidos de documentos, entre os dias 07 e 12 de fevereiro.

Os responsáveis que não possuírem acesso à internet poderão realizar as inscrições na sede da Semed, no São Francisco, e nas escolas que dispõem de internet. A rematrícula para estudantes veteranos será automática na escola.

Para demandas especiais, a gestão de vagas será feita pela Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar (CPODE), na Semed. A Comissão atenderá permanentemente na Secretaria a casos como, por exemplo, a solicitação de matrícula, que extrapolar o número de vagas disponíveis, orientando que estas farão parte do cadastro de demandas para atendimento futuro.

A seleção obedecerá a critérios relacionados a pessoas com deficiência, família com menor rendimento mensal, proximidade escola/residência, irmãos na escola e o Bolsa Família. Os documentos para a efetivação da matrícula são: certidão de nascimento, comprovante de residência (ou declaração), cartão do Bolsa Família, caso seja beneficiário, declaração da escola de origem para o Ensino Fundamental.

FORMAÇÃO

Para garantir que o processo de matrícula transcorresse tranquilamente, os gestores das escolas, secretários e administrativos, responsáveis pelo gerenciamento do Sistema Municipal de Administração e Controle Escolar (SisLAME), na escola, participaram de reuniões para tirar todas as dúvidas e alinhar todos os pontos do ato de inscrição com a intenção de facilitar a matrícula e rematrícula dos estudantes.

Carregando