Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Governo avalia opções de desenvolvimento de pólo tecnológico no Centro Histórico de São Luís

Carlos Brandão, recebeu um dos fundadores do Porto Digital, pólo tecnológico que há 18 anos vem revolucionando a região histórica e de produção de tecnologia de Recife

Foto: Reprodução

Os incentivos à revitalização do Centro Histórico de São Luís e o apoio ao desenvolvimento e inovação tecnológica do estado deram um passo importante nessa terça-feira (8). Em reunião realizada no Palácio dos Leões, que foi seguida de visita ao Casarão Tech Renato Archer (Rua da Estrela), o governador em exercício, Carlos Brandão, recebeu um dos fundadores do Porto Digital, pólo tecnológico que há 18 anos vem revolucionando a região histórica e de produção de tecnologia de Recife.

Além deles, também participaram da reunião secretários de estado, representantes da Câmara de Vereadores de São Luís, da Prefeitura, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), dentre outros.

“Foi muito importante, tivemos a oportunidade de discutir com vários atores que cuidam do patrimônio histórico e do incentivo à ciência e tecnologia, e receber o responsável pela implantação do Porto Digital que revitalizou o Recife, estamos pegando essa experiência para que possamos fazer o nosso desenho definitivo de desenvolvimento”, afirmou Carlos Brandão.

Um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, o Porto Digital é um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco. Localizado no Centro Histórico de Recife, já revitalizou /restaurou 84 mil m² de prédios históricos tombados pelo Iphan.

Após a reunião, o fundador e atual conselheiro do Porto Digital, Cláudio Marinho visitou o Casarão Tech e falou da experiência do empreendimento. Além disso, destacou os incentivos realizados pelo Governo do Maranhão para esse objetivo.

“Nós fizemos no Recife a escolha por tecnologia digital, e essas escolhas que estão aqui no Casarão Tech estão no bom caminho. São empresas que estão buscando soluções para os problemas de mercado, é fundamental isso”, disse.

“Não há nenhuma dúvida de que o esforço tem que ser público-privado, isso está na nossa experiência e na experiência do mundo, a universidade é fundamental, a política governamental e a escolha de um lugar, o Governo do Maranhão está de parabéns, gostei muito”, completou.

Tecnologia

No último dia 1º, o governador Flávio Dino assinou dois importantes decretos para o desenvolvimento tecnológico no estado. Um deles garante que a administração pública possa contratar empresas que desenvolvem novos produtos, serviços e tecnologia inovadora, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e mais bolsas para desenvolvimento das empresas startups.

Um segundo decreto dispõe sobre a cessão de imóveis públicos para que essas empresas possam se instalar e desenvolver suas atividades na área do Centro
Histórico de São Luís, onde funcionará um polo tecnológico.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, comentou as ações do governo.

“É o que estamos fazendo ao longo deste um ano do Casarão Tech e dos três pilares do Inova Maranhão, programa que inclui, além do próprio Casarão Tech, o incentivo à inovação através da Fapema e também a acelaração de startups com a Softex, como também o próprio Porto Digital”, afirmou.

Carregando