Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos realiza cirurgias em crianças com hidrocefalia

A criança, acometida pela hidrocefalia, foi submetida a uma cirurgia terça-feira (29) para implantação de uma válvula no crânio para a drenagem do líquido

Foto: Reprodução

“É um sonho o que eles fazem nesse hospital. Não tem palavras para descrever esse sentimento. Estou muito feliz em ver minha menina sendo amparada pelo Estado”. O testemunho é de Irenilde Tavares Ribeiro, 35 anos, mãe da pequena Thayla Dalila Tavares, de 1 ano e 2 meses.

A criança, acometida pela hidrocefalia, foi submetida a uma cirurgia terça-feira (29) para implantação de uma válvula no crânio para a drenagem do líquido, diminuindo a pressão sobre o cérebro. Uma equipe de neurologistas do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), é responsável pelo procedimento cirúrgico.

De acordo com o médico neurologista Benedito Sabbak, a hidrocefalia pode levar a morte ou deixar sequelas, por isso, quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor será a qualidade de vida da pessoa com a doença. O mais comum dos tratamentos é a derivação ventrículo-peritoneal (DVP).

“É um procedimento cirúrgico relativamente simples, realizado por um neurocirurgião pediátrico, para colocação de um cateter que liga o ventrículo cerebral, onde há acúmulo de líquor, e a cavidade abdominal da criança, para onde o excesso de líquido será drenado e absorvido pelo peritônio (estrutura do abdômen que tem a capacidade de absorver o líquor). A capacidade de drenagem do cateter é regulada por uma válvula”, explica o médico.

Segundo a diretora-administrativa do hospital, Andréa Moraes, a unidade atende pacientes de todo o estado e realiza, aproximadamente, 150 cirurgias de DVP por ano.

“É de grande valia esse tratamento porque ele vai viabilizar para esta criança uma qualidade de vida maior”, diz Andréa Moraes.

“É um procedimento bastante invasivo e que está sendo realizado com muita frequência pela nossa unidade. O maior ganho com certeza é para o Maranhão. Com os programas que o Governo vem intensificando nos nossos municípios, isso vai favorecer a queda do número de crianças acometidas por essa patologia”, destacou.

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís, oferta atendimento em pediatria clínica, UTI pediátrica e neonatal, neonatologia e cirurgia geral infantil. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua.

Saiba mais
A hidrocefalia é uma condição caracterizada pelo acúmulo anormal de líquido dentro do crânio que leva ao inchaço e ao aumento de pressão do cérebro devido a infecções do cérebro como meningite, tumores cerebrais ou defeitos congênitos, por exemplo.

Este líquido, chamado de líquido cefalorraquidiano (LCR), envolve o cérebro e a medula espinhal e tem a função de o proteger. Porém, quando há um bloqueio à passagem do líquido, um aumento da produção do líquido ou uma má absorção do mesmo, ocorre hidrocefalia que, embora seja mais frequente em crianças, também pode ocorrer em adultos ou idosos.

Carregando