Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Governo do Estado apresenta projeto do Cais Flutuante em Alcântara

Cais Flutuante São Luís-Alcântara será construído pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana. O prazo de execução da obra será de aproximadamente 18 meses

Foto: Reprodução

Na manhã de sexta-feira (1º), moradores, lideranças comunitárias e representantes políticos conheceram de perto o projeto básico e executivo do Cais Flutuante São Luís-Alcântara (Terminal Portuário da Ponta D’Areia, em São Luís, e Terminal Portuário da Independência, em Alcântara). A apresentação foi realizada na Câmara Municipal de Alcântara pelo presidente da Agência Executiva Metropolitana (Agem), Lívio Jonas Mendonça Corrêa, e por técnicos da Agência.

Atualmente, a travessia entre São Luís e Alcântara depende das oscilações de maré. Diante desta realidade, as viagens ficam restritas a determinados horários do dia, o que inviabiliza o melhor aproveitamento turístico e econômico de Alcântara, que faz parte da Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL). “A construção do Terminal Portuário da Ponta d’Areia, em São Luís, e do Terminal Portuário da Independência, em Alcântara, vai mudar essa situação”, destacou Lívio Corrêa.

Com as obras, o Cais da Praia Grande deixará de ser o único Terminal Hidroviário da capital. Isso também vai ampliar o número de viagens feitas por dia, pois, segundo Lívio Corrêa, só no novo Terminal Portuário na Ponta D’Areia, estima-se a realização de 24 viagens por dia, com embarcações saindo a cada 1 hora, transportando 3.312 passageiros diariamente.

Para o prefeito Anderson Wilker, o Cais Flutuante São Luís-Alcântara é um anseio antigo que, agora, começa a se tornar realidade. “Em pouco tempo, Alcântara ganhará uma via que a ligará com a capital através da Baía de São Marcos sem precisar das tábuas de marés. Isso é fundamental para melhorar a qualidade de vida de nossa população e para incrementar a economia local”, destacou.

O presidente da Câmara de Vereadores de Alcântara, Ivan Ferreira, também enfatizou o incremento econômico, destacando o turismo na região. “Será uma obra importante e que impulsionará o turismo, pois permitirá ao turista vir para nossa cidade e visitar nossas maravilhas sem pressa e podendo desfrutar das belezas e culinária alcantarenses”.

Aprovação

O projeto de viabilidade técnica do Cais Flutuante São Luís-Alcântara foi apresentado em janeiro ao governador Flávio Dino, quando obteve aprovação. “Vamos, agora obter as licenças e licitar a execução, visando melhorar o acesso àquela belíssima cidade histórica, visto que, com as obras, barcos poderão operar com maré alta ou baixa, o dia inteiro”, destacou Flávio Dino na ocasião.

O Cais Flutuante São Luís-Alcântara será construído pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana. O prazo de execução da obra será de aproximadamente 18 meses.

Carregando