Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Moradores da Região Metropolitana de São Luís tem novo local para atendimento e detecção do Glaucoma

O Hospital da Visão realiza uma média de 1.700 atendimentos mensais por meio do programa

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa Estadual do Glaucoma, disponibiliza à população que reside na Região Metropolitana de São Luís o serviço de detecção e tratamento da doença. O atendimento, realizado por meio de convênio com o Hospital da Visão, é prioritário para o grupo de risco onde estão as pessoas com idade acima de 40 anos, aquelas com alto grau de miopia, os diabéticos e também para pacientes que foram diagnosticados com glaucoma nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e são referenciadas para fazer o tratamento.

“O Programa Estadual do Glaucoma tem caráter preventivo e assistencial. Os casos positivos são acompanhados e, por meio do Programa, a população tem acesso a consultas e exames específicos, recebimento de medicação gratuita para uso por três meses”, destacou o secretário de saúde Carlos Lula.

O Hospital da Visão realiza uma média de 1.700 atendimentos mensais por meio do programa. Ao se apresentar para consulta, o paciente precisa levar cópia de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço. O atendimento acontece de segunda a quarta-feira, das 7h às 18h, e na quinta-feira, das 7h às 12h.

Durante a consulta oftalmológica é feito todo exame do globo ocular, avaliada a pressão do olho e, para os casos detectados de glaucoma, o paciente recebe o colírio que ajuda a controlar a pressão intraocular o que impede o avanço da doença. Para os casos mais avançados o paciente também é encaminhado para cirurgia.

“Aqui na unidade nós atendemos pessoas em situação de pobreza, que não tem condições de realizar o tratamento de controle da doença, já que os colírios são muito caros. Por meio do Programa a pessoa consegue intervir e controlar a patologia, evitando que o quadro avance e comprometa ainda mais o nervo óptico”, explicou o médico oftalmologista Heron Simões dos Santos.

Como agendar

Os agendamentos são presenciais, de segunda a sexta-feira, a partir das 14h, e também pelos telefones (98) 3247-6743 / 3234-2515/ 3268 – 7789. O Hospital da Visão fica na Avenida Principal, nº 34 – Cidade Operária, em São Luís.

Carregando