Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

IEMA atinge recorde de aprovação e meta para 2019 é zerar evasão escolar

Segundo o IEMA, as unidades plenas de ensino médio técnico em tempo integral chegaram ao final do ano letivo de 2018 com 94% de aprovação

Foto: Reprodução

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) registrou, entre os anos de 2016 e 2018, aumento no índice de aprovação e frequência escolar, além de queda nos percentuais de evasão e abandono. Segundo o IEMA, as unidades plenas de ensino médio técnico em tempo integral chegaram ao final do ano letivo de 2018 com 94% de aprovação, 95% de frequência escolar e somente 0,18% de evasão escolar. Em 2016, primeiro ano de funcionamento do instituto, a média de aprovação era de 79,7% e a taxa de abandono chegou a 4,8%.

“Importante conquista da equipe do IEMA em tempos de crise e questionamentos sobre a qualidade da educação pública”, enfatizou o reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Jhonatan Almada. Para ele, os bons resultados refletem o trabalho acumulado ao longo dos três últimos anos de efetivo funcionamento da nossa instituição.

“Nós alcançamos 95% de frequência escolar, isso quer dizer que nossos estudantes não faltam. Alcançamos 94% de aprovação escolar, isso quer dizer que eles estão aprendendo de fato. E chegamos a 0,18% de evasão, isso quer dizer que ninguém está deixando a nossa instituição, abandonando a escola”, explicou o reitor. Jhonatan Almada frisou, ainda, que esses três indicadores são os grandes desafios para a educação básica no Maranhão, no Brasil e na América Latina.

Formação

Para o diretor de Ensino do IEMA, Elinaldo Silva, o trabalho de formação de professores e o monitoramento diário das notas dos estudantes e do currículo repassado foram decisivos para os bons números alcançados. “Todo esse trabalho  desenvolvido pela diretoria de ensino e pesquisa está garantindo resultados satisfatórios de melhoria dos indicadores do IEMA. Em 2019, nós continuaremos focados com vistas a melhorar, ainda, mais esses indicadores, que fazem com que a gente alavanque uma educação pública de excelência e de qualidade”, destacou.

Evasão zero em 2019

O ano letivo 2019 no IEMA e em toda a rede estadual de ensino terá início na segunda-feira (11). Para este ano, a equipe do Instituto tem um plano, ainda, mais ambicioso que é zerar a evasão escolar.

Carregando