Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Governo lança ações para fortalecer o ensino público no Maranhão

Flávio Dino enfatizou que o investimento contínuo na área da educação no Maranhão é uma decisão clara de buscar coerência entre a retórica política tradicional

Foto: Reprodução

Reforçar a aprendizagem dos estudantes e a autoconfiança em momentos decisivos. Com esses objetivos, o governador Flávio Dino lançou, nesta sexta-feira (15), a agenda #PartiuEnem, fez a entrega de Acervo Literário de Autores maranhenses e de Laboratórios de Matemática, Física, Química e Biologia, para escolas em Tempo Integral da rede pública estadual. Foram investidos de mais R$ 4 milhões nessas ações, que integram o Programa Escola Digna e o Pacto pela Aprendizagem.

Flávio Dino enfatizou que o investimento contínuo na área da educação no Maranhão é uma decisão clara de buscar coerência entre a retórica política tradicional, que fala sempre em educação como prioridade nacional, e os atos concretos. “Infelizmente há muitas pessoas que falam dessa prioridade, mas não há o acompanhamento das políticas públicas necessárias a concretizar essa emergência brasileira, que é garantir que os estudantes tenham uma melhor infraestrutura educacional e, sobretudo, melhor desempenho e mais aprendizagem”, realçou.

Para o governador, a escola é o espaço civilizacional mais importante em todos os países do mundo, e, nesta perspectiva inclusiva, da igualdade de chances, oportunidades e de direitos, ela se torna o principal de uma sociedade. “É o sinal de sucesso ou não da sociedade”, enfatizou.

O #PartiuEnem contempla uma série de atividades diferenciadas que serão realizadas nas escolas com o objetivo de reforçar a aprendizagem, a autoconfiança e mobilizar os estudantes da rede pública estadual para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Envolverá ações como #FDSdoTerceirão, Simulados #PartiuEnem, #TerceirãoNãoTiraFérias e o #EnemTôPreparado.

A ação atraiu a atenção dos estudantes do 3º ano, que com a agenda terão um reforço muito importante em seus estudos, nesse momento que é extremamente estratégico em suas vidas. “O 3º ano é um ano muito decisivo na vida de qualquer aluno, porque é o início da vida adulta. E esse incentivo do Governo para nós alunos, só nos motiva e nos ajuda a estudar mais. Os laboratórios já chegaram em nossa escola e com eles percebemos que a educação pode ir muito além dos livros, indo para a prática”, disse a estudante do Centro de Ensino João Francisco Lisboa – Cejol, Sy’s Lenara de Magalhães Aragão.

“Essa agenda vai nos impulsionar a nos preparar melhor para o Enem. Pois não vamos ficar só em casa estudando, como é o caso de estudantes de baixa renda que não possuem condições para ir para um cursinho. O governo está nos dando meios para que possamos ir além”, declarou o estudante Márvio Ryan de Azevedo Rabelo.

A aquisição de livros de autores maranhenses é mais uma iniciativa inédita do Governo. Ao todo, 27.412 obras literárias estão sendo distribuídas para escolas da rede pública, para estimular os estudantes de todo o estado a conhecerem cada vez mais a rica cultura do Maranhão.

A ocupante da cadeira 39 da Academia Maranhense de Letras, Ceres Fernandes, elogia a iniciativa. “É a primeira vez que vejo isso acontecer. Temos uma necessidade muito grande do conhecimento dos nossos autores. A academia às vezes faz palestras em colégios e é surpreendente o desconhecimento dos alunos sobre os nossos autores, até mesmo aqueles que foram nomes nacionais. Esse novo movimento vai fazer com que eles tomem conhecimento e valorizem mais os escritores de sua terra e até estimulem eles a escreverem”, ratificou a imortal.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressalta que, por determinação do governador Flávio Dino, a continuidade do Programa Escola Digna tem nesse momento uma conotação de virada, com foco prioritário na aprendizagem. O gestor admite que um dos grandes desafios que o país vive é tornar o Ensino Médio atrativo para os estudantes.

“A aprendizagem é o nosso foco. O governador lançou o Pacto Estadual pela Aprendizagem dentro do Programa Escola Digna, e essas ações que hoje lançamos têm exatamente esse propósito de sair da zona de conforto e tornar o ensino mais atraente para nossos estudantes. São reforços que se somam a todo trabalho para que os estudantes cheguem mais preparados no Enem ou demais vestibulares que eles tenham interesse em fazer”, afirmou o secretário.

Conheça um pouco mais da Agenda #PartiuEnem:
#FDSdoTerceirão – Nessa ação as escolas estarão abertas aos fins de semana uma vez a cada período letivo para intensificar a preparação para o ENEM com aulões de revisão, palestras motivacionais, atividades culturais, esportivas e de lazer. Tudo isso construído em parceria com as escolas e estudantes.Simulado

#PartiuEnem – Serão realizados dois simulados (maio e setembro) nos moldes definidos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), visando a preparação do estudante para a realização da avaliação oficial.

#TerceirãoNaoTiraFérias – Serão realizados aulões preparatórios para o ENEM durante as férias escolares (julho), contemplando além da revisão dos conteúdos cognitivos, o aspecto motivacional, com atividades culturais, esportivas e aulas diferenciadas.

#EnemTôPreparado – Atividades diferenciadas realizadas nas escolas com o objetivo de reforçar a autoconfiança dos estudantes e possibilitar maior tranquilidade nos momentos anteriores ao ENEM.

Carregando