Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

IEMA de Coroatá elimina uso do copo plástico

A unidade plena de Coroatá do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) conseguiu eliminar 100% do consumo de copos plásticos descartáveis

Foto: Reprodução

Com o objetivo de tornar o ambiente escolar mais sustentável, a unidade plena de Coroatá do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) conseguiu eliminar 100% do consumo de copos plásticos descartáveis com a criação de copos personalizados. A iniciativa “Copo Zero” faz parte de uma diretriz seguida pelas escolas associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que se comprometem com a cidadania global, o desenvolvimento sustentável e a aprendizagem intercultural.

Na oportunidade, a turma do curso técnico de agricultura desenvolveu um copo personalizado voltado para o curso com frases e na cor verde.

De acordo com o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, o desenvolvimento sustentável é um dos compromissos do Instituto como Escola Associada da UNESCO. “Quando fomos selecionados como Escola Associada da Unesco nos comprometemos com o desenvolvimento sustentável, e essa ação é uma prática concreta desse compromisso. A iniciativa foi implementada e hoje é reconhecida como uma boa prática e replicada em toda nossa Rede”, afirmou.

Segundo o gestor administrativo da unidade plena de Coroatá, Francisco Macêdo, incentivar hábitos sustentáveis no ambiente escolar é de suma importância. “Lançamos esse trabalho com os professores e equipe escolar desde a deliberação do IEMA, conversamos com as oito turmas da unidade e decidimos iniciar de forma massiva a campanha. Trabalhamos com adolescentes, os nossos alunos estão conectados com o mundo, e com essa consciência ambiental essa nova geração de jovens contribuirá de forma intensa para fortalecer essa campanha. Gera uma atmosfera de preservação do meio ambiente. O ser humano precisa se conscientizar e agredir cada vez menos o meio em que vive e os recursos naturais de que se utiliza”, destacou o gestor.

Copo Zero

A iniciativa “Copo Zero” veta a compra de copos plásticos descartáveis por parte da gestão do Instituto. Esta ação foi selecionada pelo Ministério do Meio Ambiente através do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das 20 melhores práticas em gestão de resíduos sólidos do Brasil.

Carregando