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O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Alunos da rede pública de ensino vão participar do 1º ‘Simuladão Mais IDEB

Essas avaliações integram o Plano Mais IDEB, que desde 2017 vem executando uma série de ações com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino na rede pública estadual

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará nos dias 14 e 20 de março o 1º ‘Simuladão Mais IDEB’ e as avaliações de Nivelamento para estudantes da rede pública. As ações visam fortalecer a articulação entre a prática avaliativa dos professores e as avaliações externas e diagnosticar o desenvolvimento de habilidades de leitura, interpretação textual e resolução de problemas em Língua Portuguesa e Matemática, propostas pelas Matrizes de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Essas avaliações integram o Plano Mais IDEB, que desde 2017 vem executando uma série de ações com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino na rede pública estadual. Nesse ano, o plano vem com uma novidade: o público alvo foi extendido e as avaliações serão aplicadas para estudantes matriculados no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e de 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, da rede pública estadual.

O ‘Simuladão Mais IDEB’ e as avaliações de nivelamento têm o propósito de diagnosticar a desenvolvimento de habilidades de leitura, interpretação textual e resolução de problemas em Língua Portuguesa e Matemática.

Aproximadamente, 280 mil estudantes participarão dessas avaliações, que contarão com provas impressas em fonte regular e provas ampliadas e em braile, para garantir participação de todos os estudantes matriculados nas séries avaliadas.

A exemplo das avaliações de 2018, este ano também contaremos com a expertise da parceria da Mira Educação, que disponibilizará seus recursos, incluindo o aplicativo Mira Aula, para correção e elaboração de boletins que servirão de subsídios para a Secretaria, Unidades Regionais de Educação, equipes de gestão escolar e professores analisarem resultados e, se for o caso, proporem as devidas intervenções pedagógicas, visando o pleno desenvolvimento das habilidades avaliadas.

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