Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Intenção de consumo das famílias ludovicenses bate novo recorde

Após meses consecutivos de aceleração da intenção de compras para bens duráveis, o subcomponente apresentou arrefecimento natural

Foto: Reprodução

De acordo com a pesquisa realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) alcançou 113,9 pontos no mês de fevereiro em São Luís, se mantendo na trajetória ascendente com aceleração de +3,9% em relação ao mês anterior e de +15,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Com isso, o indicador bateu novo recorde histórico e alcançou o maior patamar absoluto desde dezembro de 2013.

Os componentes responsáveis pela manutenção positiva do índice de confiança do consumidor na passagem mensal foram as percepções sobre o momento mais favorável para acesso ao crédito e compras a prazo (+7,0%), além da melhoria das condições de renda atual (+6,8%) e consumo atual (+6,0).

Por outro lado, a redução do otimismo com relação a compra de bens duráveis (-6,5%) e perspectivas futuras de consumo (-4,3%) e profissionais (-4,0%) atrapalharam o crescimento mais destacável do indicador.

Após meses consecutivos de aceleração da intenção de compras para bens duráveis, o subcomponente apresentou arrefecimento natural, dado o momento de início de ano em que o consumidor acumula outros compromissos financeiros, tal como material e matrículas escolares, IPVA, IPTU e etc.

Saiba mais

A pesquisa nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador antecedente que tem como objetivo antecipar o potencial das vendas do comércio. O indicador tem capacidade de medir, com alta precisão, a avaliação que os consumidores fazem dos aspectos importantes da condição de vida de suas famílias, tais como capacidade de consumo atual e de curto prazo, nível de renda doméstico, condições de crédito, segurança no emprego e qualidade de consumo presente e futuro.

Carregando