Caixas-pretas mostram ‘semelhanças claras’ dos acidentes da Etiópia e Indonésia

“Semelhanças claras foram observadas entre o voo 302 da Ethiopian Air e o voo 610 da Indonesian Lion Air, que serão submetidas a mais estudos durante a investigação”, afirmou a Etiópia

Fonte: Da redação com G1

Análises preliminares das caixas-pretas mostram semelhanças claras entre o voo da Ethiopian e da Lion Air. A afirmação foi feita pela ministra dos Transportes etíope, Dagmawit Moges, ao jornal “Wall Street Journal”. O relatório preliminar sobre o acidente será divulgado em 30 dias.

“Semelhanças claras foram observadas entre o voo 302 da Ethiopian Air e o voo 610 da Indonesian Lion Air, que serão submetidas a mais estudos durante a investigação”, afirmou a ministra, segundo o jornal norte-americano.

O Boeing 737 MAX 8 da Ethiopian Airlines caiu seis minutos depois de decolar de Adis Abeba, perto da cidade de Bishoftu, no domingo (10), deixando 157 mortos. A aeronave, que ia para Nairóbi (Quênia) é do mesmo modelo da que caiu minutos após decolar de Jacarta, na Indonésia, em outubro de 2018.

Os dados das caixas pretas do voo 302 da Ethiopian Airlines foram validados por investigadores etíopes e norte-americanos. Os investigadores conseguiram recuperar todos os dados relevantes das caixas pretas, de acordo com a ministra.

Após o acidente, mais de 50 países, entre eles os Estados Unidos (sede da fabricante) e o Brasil, suspenderam os voos ou adotaram restrições à utilização do Boeing 737 MAX 8. Pilotos também relataram ter enfrentado problemas com esse modelo de avião.

Neste domingo, o jornal “The Seattle Times” afirmou que os testes de segurança da Boeing para o novo sistema de controle de voo instalado nos aviões de modelo 737 MAX tinham diversas falhas. Em resposta, a fabricante divulgou um comunicado afirmando que o modelo cumpria todos os requisitos de certificação e regulação, e que ele foi certificado de acordo com os mesmos requerimentos e processos da Agência Federal de Aviação dos EUA (FAA).

Fechar