JP Viagem & Turismo – Santiago – Capital da América do Sul? Parte I

Santiago seria ou não a capital da America do Sul? O JP Viagem & Turismo apresenta a primeira de várias postagens sobre a nova queridinha dos brasileiros

Da redação: Gustavo Bogea
Vista do Palácio de la Moneda em Santiago.
Foto: Danielle Calvet

Nossa primeira matéria do JP Online Viagem & Turismo sobre Embalse el Yeso gerou um debate sobre Santiago ser ou não, hoje, a melhor capital da América Latina.
Vamos aos fatos. Santiago é, como todos sabem, uma cidade equiparada, em valores, a São Paulo. Não chegue a Santiago achando que vai encontrar preço de hospedagem e alimentação iguais aos que se observa em Montevidéu, Buenos Aires, Lima e outros países da AL.

Santiago, assim como São Paulo, apesar da diferença enorme em questões territoriais, possui um custo de vida alto. Da mesma forma que em São Paulo você encontra restaurantes para todos os bolsos, ocorre em Santiago. São duas potências econômicas.

Foto: Danielle Calvet

Uma dica que vale ouro: Não troquem real por pesos chilenos no Brasil. Deixem para trocar tudo lá. Uma parte mínima no aeroporto de Santiago e o restante nas diversas casas de cambio (falarei mais a frente sobre elas). Repito. No aeroporto de Santiago, o mínimo que der. É a pior cotação que existe.

Hospedagem
Um dos problemas que se observa em relação a Santiago é o “onde vou me hospedar.” Voltamos um pouco na comparação. Quanto mais perto da Avenida Paulista e dos Jardins você ficar, mais caro pagará. Santiago segue a mesma linha. Las Condes e Providência são os melhores locais para se hospedar. E, da mesma forma que ocorre em São Paulo, tem seu custo.

“Ah, os custos são altos para ficar em Las Condes ou Providencia”. Você terá que se organizar. Existem bairros mais distantes mas que te oferecem uma hospedagem boa mas há o contratempo de ficar longe. Aí cabe observar onde está a estação de metrô mais próxima. Sim, use e abuse do metrô em Santiago.

Então, abuse também do google maps para tentar se localizar. O melhor ponto de referência é o shopping Costanera Center. Centralize ali e veja as opções que existem em todos os lados, sem se distanciar muito. Ficando nessa região você não terá problema com segurança, hospedagem e deslocamentos.

Em 2011 a equipe ficou no La Sebastiana Suites, em Las Condes. Da última vez (outubro/2018) a equipe ficou em Providencia, no Hotel Diego de Almagro Providencia (existem mais dois em Santiago). Compensa dar uma olhada pelo booking. E, o Diego de Almagro compensou mais, principalmente pela localização.

Em Santiago
Do aeroporto para o hotel não há melhor forma que contratar um transfer desde o Brasil. Desde 2011 nossa equipe usa o transfer da Sousas Tour. Independente do horário de desembarque (chegamos em Santiago 20h, após uma conexão de 6h em Guarulhos), nosso transfer estava nos esperando.

Passeios – deslocamentos

Quem chega pela primeira vez em Santiago uma coisa é básica. É mais caro mas vale a pena. São os ônibus de turismo (http://turistik.com/). Quem já está indo pela segunda vez, não compensa. Mas se você está indo a Santiago pela primeira vez, vale. Você não vai conseguir fazer todos os passeios usando o metro e ônibus. Tire um dia para o Turistik, pague o passe de 24h, desça e suba onde quiser. Vale a pena e você vai ver que no final do dia deu para aproveitar muito de Santiago.

Casas de Cambio
Rua Agustina. Esse é o nome de quem quer ter opção de casas de cambio e valores, sempre falam os blogs sobre Santiago. Localizada no centro, coisa de 15 minutos de metrô da região de Providencia, realmente há muita opção. Porém o cambio não costuma flutuar tanto a ponto de você sair de onde está, pegar o metrô e parar na Agustina.

Dica JP Online! Acesse o site do Cambios Santiago (https://www.cambiosantiago.cl/) e veja a cotação. O que eles passam é geralmente o que está sendo cobrado na Agustina. Porém, existe uma casa de cambio na Calle San Sebastián, quase na esquina com a El Bosque Norte, em Las Condes (sim lá tem casas de cambio com cotação boa), que pagou o melhor valor em toda nossa viagem.

Não custa dar uma chegada lá. Se o valor não for bom, suba mais um pouco até chegar na Avenida Isidora Goyenechea. Nossa próxima matéria!

* O JP Online usou os serviços da Sousas Tour em 2011 e repetiu em 2018. Não recebemos cortesias, convites ou bonificações. Nossos relatos são isentos de qualquer conveniência publicitária. Todas as viagens foram e são custeadas por verba própria. As indicações são com base nos serviços ofertados e no que é observado. Da mesma forma não há publicidade nos hotéis hospedados. Todos são custeados de maneira privada.

Fechar