Encontro de gerações anima a Casa do Tambor de Crioula nesta quarta-feira (20)

O Tambor de Crioula Mirim de Maria Seguins e o Tambor de Crioula Mimo de São Benedito se apresentam a partir das 18h

Fonte: Sectur

A Casa do Tambor de Crioula do Maranhão, equipamento cultural do estado vinculado à Secretaria de Cultura (Secma), oferece nesta quarta-feira (20) mais uma programação cultural. Desta vez, um encontro de grupos que misturam a sabedoria dos mestres com a alegria das novas gerações.

O Tambor de Crioula Mirim de Maria Seguins e o Tambor de Crioula Mimo de São Benedito se apresentam a partir das 18h, no pátio interno da Casa do Tambor, Rua da Estrela, Praia Grande, Centro Histórico de São Luís.

Maria Seguins, responsável pela organização do Tambor Mirim, diz que no começo não foi fácil acertar no tipo de brincadeira. “Tentamos diversas danças até que acertamos com o tambor de crioula, a adesão das crianças foi maior e o grupo se firmou”.

O grupo nasceu nas palafitas da Camboa, com a intenção de ocupar as crianças que ficavam na rua sem ter o que fazer, e agora já conta com 24 anos de fundação, transmitindo os saberes da tradição.

A outra atração da quarta é o Tambor de Crioula Mimo de São Benedito de Maria da Paz, originário do bairro Ivar Saldanha, fundado pelo folclorista Seu Lauro, junto com outras brincadeiras como o bumba-meu-boi de zabumba, dança do cacuriá, entre outras.

Atração em diversos eventos no calendário cultural do Maranhão, o tambor de crioula já tem programação garantida até o dia 27 de março na Casa do Tambor. Registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 2007, o tambor de crioula é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores.

Fechar