São Luís será sede do Torneio Internacional de Robótica

O Torneio Internacional de Robótica (ITR) é a reta final do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), que aconteceu no ano passado em João Pessoa, na Paraíba

Da redação: Gustavo Bogea

Entre os dias 26 e 30 de junho, São Luís vai ser a capital internacional da Robótica. O anúncio foi feito nessa quinta-feira (21), durante o lançamento do Torneio Internacional de Robótica (ITR), que será realizado no Golden Shopping Calhau, em São Luís.

O Torneio Internacional de Robótica (ITR) é a reta final do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), que aconteceu no ano passado em João Pessoa, na Paraíba. Apenas os três primeiros colocados de cada modalidade se classificaram para o internacional, em conjunto com campeões das edições da Argentina e Uruguai.

A disputa

Na etapa internacional, em São Luís, são esperadas 238 equipes de 11 estados, além de grupos da Argentina, Uruguai e México. Do Maranhão, participam equipes de seis municípios que integram a Rede IEMA de Educação Científica e Tecnológica

Luiz Felipe Frazão, de 17 anos, e aluno do 3º ano do IEMA São Luís, já participou e venceu em outras edições da competição. Para ele, a Robótica ultrapassou os concursos e competições.

“Conheci a Robótica graças ao IEMA. Nunca tinha imaginado poder conhecer esse mundo e agora eu já sonho com isso, quero trabalhar na área, quero estudar o bacharelado em Ciência e Tecnologia ou então Engenharia Espacial”, afirmou.

Aluna do primeiro ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Hermano José Leopoldino Filho, de Coroatá, a estudante Rhilary Araújo, de 15 anos, faz parte do Clubinho de Robótica do IEMA e participou do lançamento. Além de aprender a linguagem de programação e a projetar hardwares simplificados, a participação no grupo também trouxe mudanças para a vida escolar.

“Robótica é uma tecnologia mais avançada, a Robótica exige mais da gente, e ela me ajudou muito a entender Matemática e também Inglês”, contou a estudante.

Os Clubinhos de Robótica do IEMA são fruto da parceria do Instituto com as prefeituras e levam oportunidades a outros estudantes das redes estadual e municipal de ensino.

Fechar