Eliziane Gama homenageia Helena Heluy com Diploma Bertha Lutz

O prêmio é entregue pela casa desde 2001, em reconhecimento a pessoas que se destacam na luta pelo protagonismo feminino na sociedade.

Da redação: Vinicius Bogea

O Congresso Nacional entregou, em sessão solene nesta terça-feira (26), o Diploma Bertha Lutz a 23 indicadas e 1 indicado. O prêmio é entregue pela casa desde 2001, em reconhecimento a pessoas que se destacam na luta pelo protagonismo feminino na sociedade brasileira.

A senadora Eliziane Gama (PPS) indicou a Dra. Helena Heluy, ex-deputada estadual pelo Maranhão, entre os anos de 2003 e 2011, para ser congratulada com o diploma: “É um momento de muita alegria para as mulheres maranhenses. Fico feliz de ter indicado a Dra. Helena Heluy para receber o diploma Bertha Lutz no Senado Federal, pela contribuição com as mulheres do Maranhão. Helena é uma referência para mim pelo forte trabalho de participação feminina”, destacou Eliziane.

Bertha Lutz

Zoóloga de profissão, Bertha Lutz (1894-1976) foi precursora no Brasil na luta pelos direitos das mulheres. Ela foi a segunda mulher a se tornar deputada federal na história do País. A primeira foi Carlota Pereira de Queirós. Posteriormente, ocupou outros cargos públicos importantes, entre os quais a chefia do setor de Botânica do Museu Nacional.

Fechar