Adelmo Soares defende a criação da UemaLeste e ressalta a descentralização do ensino superior

De acordo com Adelmo, Estados do Nordeste investiram na regionalização da educação universitária, o que ajuda no desenvolvimento dos municípios.

Da redação: Vinicius Bogea

O deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB) destacou, na sessão da última terça-feira (26), no plenário da Assembleia, a importância da criação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul).  O parlamentar elogiou a iniciativa tomada pelo governador Flávio Dino (PCdoB), em aparte ao pronunciamento do companheiro de partido, Prof. Marco Aurélio (PCdoB). Adelmo defendeu também a criação da UemaLeste, para beneficiar os municípios do Leste Maranhense, entre eles Caxias e Codó.

Adelmo Soares elogiou o discurso do colega de partido e confessou que, como deputado oriundo da região Leste, acompanhou o trabalho e a luta árdua travada pelo Prof. Marco Aurélio para conseguir a instalação da UemaSul “para que ela pudesse nascer, crescer e está fazendo, de fato, o desenvolvimento educacional da região”.

De acordo com Adelmo Soares, Estados do Nordeste como a Paraíba, o Ceará, o Piauí e Pernambuco investiram na regionalização da educação universitária, o que ajuda no desenvolvimento dos municípios. “São inúmeros os campus e universidades que existem dentro desses Estados. E, evidentemente, que nosso Estado precisava ter essa regionalização da Uema. Acho que foi um grande ganho”, frisou.

União de forças

Adelmo confessou que o sonho dele agora é unir forças em torno da ideia de criação da UemaLeste. “Eu sonho agora, como V. Ex.ª sonhou um dia, que, junto à deputada Cleide Coutinho, o deputado José Gentil, o deputado Rafael Leitoa, o deputado Zito Rolim, possamos nos unir para lutarmos juntos pela UemaLeste. Assim, levar também para nossa região desenvolvimento e ajudar os municípios circunvizinhos, os estudantes, a fazer aqui um centro, como o Centro de Educação Superior de Caxias (CESC-UEMA)”, disse.

Segundo o parlamentar, o Centro da Uema tem 50 anos, com inúmeros professores com doutorado e mestrado, o que garante que Caxias seja um grande núcleo de desenvolvimento educacional, mas precisa da criação da uma universidade. “É uma cidade universitária à noite. São centenas de pessoas que precisam de fato também ter uma Universidade como a UemaLeste e assim a gente possa desenvolver ainda mais a nossa região. Então, quero me congratular com V. Exa. e dizer que essa é a luta, porque não existe desenvolvimento sem educação”, finalizou.

O deputado Marco Aurélio confirmou no pronunciamento que a descentralização do ensino superior é o caminho para o desenvolvimento. “Deputado Adelmo, V. Exa. toca em um ponto que é fundamental: A descentralização é o caminho para a gente desenvolver o ensino superior no nosso Estado. A perspectiva da Uema em quase três décadas na nossa região foi importante porque ela abriu um caminho, mas ela não conseguia ir além daquela perspectiva”, afirmou.

Fechar