Ampliado serviços de limpeza urbana em São Luís

Este ano já foram recolhidas por meio dos serviços de remoção manual e mecanizada cerca de 30 mil toneladas de resíduos descartados irregularmente por toda a cidade

Da redação: Gustavo Bogea

Em razão das chuvas acima da média que têm ocorrido em São Luís desde o último fim de semana,  os serviços de limpeza urbana foram ampliados desde o início do ano e seguem intensificados até o fim do período chuvoso. Dados da última terça-feira (26), do Laboratório de Meteorologia da Uema, apontam que as chuvas que já caíram na capital maranhense este mês chegaram a 720 mm, quase 70% superior ao previsto para o período que era de 428 mm.

Este ano já foram recolhidas por meio dos serviços de remoção manual e mecanizada cerca de 30 mil toneladas de resíduos descartados irregularmente por toda a cidade. Também já foram capinados e roçados quase 5 milhões de metros quadrados. Logo no início de janeiro, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana fez um planejamento com ações de capina, roçagem, varrição, lavagem de logradouros, coleta domiciliar e remoção de lixo em pontos de descarte irregular para todo o primeiro trimestre de 2019.

Desde o domingo (24), quando as chuvas ficaram mais intensas, os serviços foram reforçados.

Já nas primeiras horas da manhã do domingo foram feitos os serviços de remoção manual de entulho decorrente de desabamento na Praça Pedro II e da fachada de um casarão na Rua Jacinto Maia, Praia Grande. Também foi feita a remoção de árvores e galhos que desabaram por toda a cidade.

Desde a segunda-feira (25), equipes de limpeza urbana estão deslocadas por toda a cidade atendendo às demandas decorrentes das chuvas, executando serviços de remoção de árvores que desabaram e a remoção manual e mecanizada do lixo que tem se acumulado nas praias. O maior acúmulo de lixo na orla de São Luís que tem sido observado desde o domingo é decorrente do descarte irregular feito nas áreas próximas. A água das chuvas arrasta o lixo que se acumula na faixa de areia.

Também está sendo feita a remoção do entulho proveniente do desabamento de barreiras, conforme orientação da Defesa Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros. Na terça-feira (26), foi feita a remoção mecanizada de barreira que deslizou na Rua Santa Teresa, na Vila Isabel Cafeteira.

Além disto, o órgão segue intensificando as ações de capina, roçagem e limpeza dos pontos de descarte irregular de resíduos pela cidade. Somente até esta a terça-feira (26), já foram executados serviços de capina e roçagem nas avenidas dos Portugueses, Ferreira Gullar, Quarto Centenário, Jerônimo de Albuquerque, Anel Viário e nos bairros Forquilha, Residencial Paraíso e Jaracati. Já os serviços de remoção já foram realizados nos bairros Distrito Industrial, Cidade Operária e Cidade Olímpica. Também já foi feita a poda de árvores nas avenidas dos Africanos, Luiz Rocha, dos Franceses e Anel Viário.

BOTA-FORA

As ações bota-fora também foram intensificadas neste início de 2019. Este ano, já foram contemplados o Bairro de Fátima, que recebeu a programação no dia 25 de janeiro, resultado no recolhimento de mais de cinco toneladas de resíduos. Em fevereiro foi realizada uma ação conjunta nos bairros Radional, Vera Cruz e Santa Cruz. Durante os dois dias de programação mais de nove toneladas de resíduos foram recolhidas. No último fim de semana foram recolhidas cerca de 40 toneladas de resíduos volumosos no Bota-Fora Forquilha. Nesta sexta (29) e sábado (30), a ação acontece no Bequimão.

O bota-fora é uma oportunidade para que a população possa descartar de forma correta os chamados resíduos. O objetivo do bota fora é combater a formação de pontos de descarte irregular de resíduos sólidos pelos bairros, garantindo a limpeza da região. Outro objetivo da ação é conscientizar a população acerca da importância do descarte correto dos resíduos sólidos e o uso dos Ecopontos.

Fechar