Bairro Bequimão receberá grande ação de limpeza neste fim de semana

Sexta (29) e sábado (30) a gestão do prefeito Edivaldo promoverá uma ação bota-fora no Bequimão com o objetivo de intensificar a limpeza no local; população deve deixar o que precisar ser descartado na frente de casa para que seja recolhido

Fonte: Secom / Prefeitura de São Luís

A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, buscando garantir mais qualidade de vida e saúde para à população, segue intensificando as ações de limpeza nos bairros de São Luís e realiza, nesta sexta-feira (29) e sábado (30), o Bota-Fora Bequimão. Durante a manhã dos dois dias serão recolhidos os chamados resíduos volumosos – eletrodomésticos que não funcionam, pneus, móveis fora de uso, entulhos e outros pelas ruas do bairro. As ações bota-fora realizadas pela Prefeitura de São Luís este ano já somaram 55 toneladas de resíduos recolhidos. A ação é executada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana e tem o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos sólidos.

As ações de limpeza no bairro Bequimão são constantes. A coleta domiciliar é feita de forma regular toda terça, quinta e sábado no período diurno, entretanto, o bairro tem pontos de acúmulo de lixo descartado irregularmente, por isso, a Prefeitura de São Luís concentrará os serviços de remoção manual e mecanizada no bairro e comunidades do entorno neste fim de semana.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca a importância da ação. “Os resíduos volumosos são recebidos nos 11 Ecopontos já entregues pelo prefeito Edivaldo e que estão em pleno funcionamento em São Luís. A entrega deve ser feita de forma voluntária pela população, mas no Bota-Fora a Prefeitura de São Luís faz o recolhimento porta a porta naqueles bairros onde o volume de descarte irregular é elevado”, disse.

BOTA -FORA

Durante o bota-fora, a partir das 8h, agentes de limpeza estarão nas ruas dos bairros, fazendo o recolhimento dos resíduos volumosos de porta a porta. Por isso, a Prefeitura de São Luís pede à comunidade que não acumule lixo no seu quintal e não o descarte de forma incorreta, deixando-o na frente de casa para que ele seja recolhido.

Equipes de educação ambiental do Comitê Gestor de Limpeza Urbana e o Cidadão Limpeza Cidade Beleza estarão visitando as casas, informando aos moradores sobre os prejuízos para a saúde pública e meio ambiente decorrentes do descarte irregular de resíduos sólidos nas vias públicas. A ação também vai incentivar o uso dos Ecopontos.

Encerrando a programação de atividades no sábado, às 8h30, o Cidadão Limpeza Cidade Beleza fará uma apresentação, onde conversará com a população, tirando dúvidas sobre os serviços de limpeza urbana e o manejo adequado do resíduo doméstico.

AÇÕES AMPLIADAS

A Prefeitura está ampliando as ações bota-fora ao longo de 2019. Este ano, já foram contemplados o Bairro de Fátima, que recebeu a programação no dia 25 de janeiro, resultado no recolhimento de mais de cinco toneladas de resíduos. Em fevereiro foi realizada uma ação conjunta nos bairros Radional, Vera Cruz e Santa Cruz. Durante os dois dias de programação mais de nove toneladas de resíduos foram recolhidas. Na semana passada a ação ocorreu na Forquilha e recolheu 40 toneladas de resíduos.

O que será recolhido?

Eletrodomésticos que não funcionam
Pneus
Móveis fora de uso
Entulho de obras
Resto de poda e capina

O que os moradores devem fazer?
Colocar em sua porta a partir das 8h de sexta-feira tudo aquilo que desejam descartar.

Fechar