Oficina de teoria musical encerra temporada em São Luís

Projeto Trilhas e Tons, apoiado pela Cemar, encerra temporada com show de músicos maranhenses, nesta sexta-feira, (29)

Fonte: Divulgação

Em sua quinta edição, a Oficina Trilhas e Tons finaliza em São Luís a sua temporada 2018/2019, com chave de ouro. Com o patrocínio da Cemar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, as oficinas de teoria musical aplicada à música popular, ministrada por Nosly, com coordenação de Wilson Zara e assistência de Mauro Izzy, estão sendo ministradas no Convento das Mercês, até essa sexta-feira, 29 de março, com inscrição gratuita.

O projeto surgiu da parceria de Wilson Zara com o músico e compositor Nosly Marinho Júnior, ambos músicos maranhenses, que perceberam que nas escolas de música, em geral, a música clássica é o estilo musical estudado. Desse modo os instrumentos populares, como violão e teclado, acabam ficando de lado na aprendizagem.

“A nossa oficina serve para capacitar pessoas, despertando o desejo de estudar e conhecer mais profundamente o universo da música. A nossa oficina tem como público alvo músicos, desde os profissionais até os amadores, e em geral toda comunidade pode participar” ressalta Nosly, instrutor das oficinas.

Ao longo de cinco anos e mais de 50 oficinas realizadas, o Trilhas e Tons já certificou mais de 1.200 cursistas. Na quinta edição iniciada em setembro de 2018, já percorreu 10 municípios maranhenses. Todo o material didático utilizado ao longo das cinco tardes em que o curso acontece são disponibilizados gratuitamente. Ao final, os participantes são certificados, mediante o cumprimento da carga horária estabelecida.

Para Oziz Júnior, 49 anos, músico desde os 15 anos, a oficina é uma oportunidade para quem não conhece, ter acesso à teoria musical simplificada por meio de uma didática e um conteúdo muito bem elaborado. “Para quem não tem conhecimento musical a oficina dá oportunidade da pessoa abrir a sua visão para um sentido mais profundo sobre a música, e para quem já é músico experiente, ela tem um valor ainda maior, pois a forma como a oficina é elaborada ajuda ao aperfeiçoamento do músico e o entendimento maior sobre a música em particular, a música popular” afirma o aluno.

O projeto Trilhas e Tons, encerra nesta sexta-feira, (29), com o show dos cantores Wilson Zara e Nosly, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, na Praia Grande, às 18h com entrada gratuita para toda comunidade.

Fechar