Índice de Confiança do Empresário Industrial decresce pelo segundo mês consecutivo no Maranhão

Entre os fatores que colaboraram para o resultado, estão as condições atuais da economia brasileira

Da redação: Gustavo Bogea

Após decrescer 0,2 pontos de janeiro para março, o Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão apresentou mais um decréscimo. Em março, variou -2,2 pontos, acumulando uma queda de 2,4 pontos em relação a janeiro e estabelecendo-se em 59,1 pontos.

Segundo o estudo, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre os fatores que colaboraram para o resultado, estão as condições atuais da economia brasileira que, pela avaliação dos empresários maranhenses, encontram-se piores. No entanto, mesmo com as consecutivas reduções, o índice de confiança em questão ainda aponta um quadro de otimismo no Estado.

A pesquisa também apontou que as expectativas com a economia brasileira, o Estado e as empresas permanecem acima dos 50 pontos, apesar de terem decrescido em relação a fevereiro, ilustrando um quadro de otimismo e assegurando ao ICEI-MA patamar positivo.

O setor da construção civil está mais confiante em fevereiro, com variação positiva de 2,9 pontos no ICEI-MA, fechando março em 54,9. Contrariamente, a indústria de transformação e de extração apresentou um declínio de 10,0 pontos na confiança. Contudo, o setor ainda apresenta quadro de otimismo, pois o índice permanece em patamar elevado (61,4).

Os indicadores variam no intervalo de 0 a 100. Valores acima de 50 indicam situação melhor ou expectativa otimista

O ICEI é elaborado mensalmente e obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às condições atuais e expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o Estado e a empresa. A pesquisa foi aplicada de 4 a 13 de março para empresários da construção civil e indústrias extrativas e de transformação em todo Maranhão.

Fechar