RenovaBR abre processo seletivo para novas lideranças com foco nas eleições municipais de 2020

Modelo multiplataforma busca ampliar impacto e se adequar a realidade de cidadãos de todo o país

Da redação: Gustavo Bogea

O RenovaBR vai iniciar um novo ciclo de formação política, desta vez com foco nas eleições municipais de 2020. As inscrições do RenovaBR Cidades vão do dia 2 de abril ao dia 15 de maio. As aulas vão servir tanto para quem quer se candidatar a vereador e prefeito como para quem deseja atuar em cargos técnicos.

O candidato será avaliado pelo currículo e histórico de atuação política e terá que responder a três testes online – atualidades, posicionamento político e raciocínio lógico. Um vídeo sobre as realizações e motivações para entra na política também é pré-requisito. Ser ficha limpa é uma exigência do RenovaBR e os antecedentes criminais serão checados pela banca avaliadora. Os interessados poderão passar ainda por eventuais entrevistas. O resultado final do processo seletivo será divulgado em julho.

Para capacitar cidadãos de todas as regiões do país, o instituto optou por um modelo de aprendizado online e multiplataforma. O conteúdo será diversificado e a carga horária total será de 96 horas – 24 horas de exercícios e atividades eletivas. O curso começa em agosto de 2019 e terá quatro meses de duração.

Os selecionados vão estudar temas relacionados ao desenvolvimento pessoal, a comunicação política e aos desafios dos municípios. As aulas incluem ética e liderança, como organizar uma campanha, saúde e educação pública, finanças, ocupação do solo, entre outras.

Assim como na seleção de lideranças de 2018, o RenovaBR continua incentivando as diversidades de gênero e racial e assegura recursos de acessibilidade às pessoas com deficiência, tanto no processo seletivo como no curso de formação. Em 2018 as mulheres selecionadas representaram 28% dos inscritos e o índice de negros, pardos e indígenas foi de 32%. O instituto busca ainda um equilíbrio geográfico.

Para se inscrever o candidato selecionado terá que investir um valor simbólico de R$ 200,00 que será integralmente devolvido na conclusão do curso. Para isso será necessário assistir a todas as aulas, concluir 100% dos exercícios e entregar o trabalho final. Como as vagas são limitadas, a intenção é fortalecer o vínculo dos alunos com o programa apostando em uma corresponsabilidade. Quem não puder arcar com o custo terá isenção, caso apresente uma justificativa.

A primeira parte do ciclo de formação será neste ano e somente os alunos que se destacarem, a partir de avaliações, vão continuar na capacitação política do RenovaBR em 2020. Este segundo módulo será presencial e mais aprofundado. No primeiro ciclo de formação, no RenovaBR Cidades, até 500 candidatos serão selecionados e na segunda etapa até 200 candidatos serão escolhidos.

As inscrições devem ser feitas no site: https://renovabr.org/

Fechar