Versões digitais da CNH e CRLV oferecem praticidade aos usuários

As versões eletrônicas podem ser baixadas sem nenhum custo extra no smartphone, via aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível nas plataformas Android e IOS.

Fonte: Detran-MA

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) disponibiliza aos usuários, gratuitamente, as versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Os serviços facilitam a vida dos motoristas, possibilitando praticidade e segurança. As versões eletrônicas podem ser baixadas sem nenhum custo extra no smartphone, via aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível nas plataformas Android e IOS.

A CNH Digital é o primeiro documento eletrônico de identificação do Brasil e utiliza um sistema criptografado que assegura a validade do documento. O Detran-MA foi um dos primeiros a oferecer este procedimento, com disponibilização para os condutores maranhenses, desde janeiro de 2018, antes do término do primeiro prazo determinado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Já a versão eletrônica do CRLV está disponível no Maranhão desde o início de janeiro deste ano. O porte desses documentos é obrigatório e o condutor deve apresentá-los sempre que for solicitado pelo agente em uma blitz. As versões digitais têm o mesmo valor jurídico que os documentos impressos e possui vários itens de segurança.

Para a emissão da CNH Digital, é necessário que o condutor tenha o modelo atual da carteira de motorista com o QR CODE no verso, e vá até uma das unidades de atendimento do Departamento para atualizar o número do celular e e-mail no sistema. Em seguida, fazer o cadastro no Portal de Serviço do Denatran e realizar o download na App Store ou Google Play do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Para a emissão do CRLV Digital, os proprietários de veículos devem efetuar o cadastro de usuário no mesmo aplicativo da CNH Digital. Para finalizar a adesão, basta adicionar o CRLV, informando o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e o código de segurança impresso no documento. O diretor operacional do Detran-MA, David Ximenes, explica que a disponibilidade de adquirir os documentos digitais é uma evolução que garante mais qualidade nos serviços oferecidos aos usuários. “Com as versões digitais, os usuários podem evitar multas por não portar a CNH ou o CRLV, além de evitar questões como roubo ou perda desses documentos”, destaca.

A CRLV Digital só pode ser emitida após quitação de débitos dos tributos, encargos e as possíveis multas de trânsito e ambientais vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).

Para ter acesso à ferramenta, o motorista deve ter a CNH física emitida a partir de maio de 2017, quando as carteiras de habilitação começaram a vir com o QR Code na parte interna do documento.

Fechar