Terminais de ferryboat se preparam para movimentação intensa durante Semana Santa

EMAP orienta usuário a adquirir passagens com antecedência, pois a expectativa é de que mais de 60 mil pessoas atravessem a Baía de São Marcos no feriado

Fonte: EMAP

Considerando a proximidade da páscoa e aumento do fluxo nos terminais da Ponta da Espera e do Cujupe, nesta terça-feira, 09, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) se reuniu com representantes da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar do Maranhão e das operadoras de ferryboat Serviporto e Internacional Marítima, para traçar as estratégias de atendimento e segurança no período.

Após o sucesso da operação de carnaval, a EMAP acredita que o funcionamento neste período também será positivo. “A expectativa é de que o movimento deste ano seja maior que o de 2018, justamente em virtude da data, que é mais favorável”, explica o gerente de terminais externos, Glauco Vaz. “A nossa orientação para o usuário, especialmente para o usuário com veículo, é de que vá para o terminal com a passagem na mão, porque, assim, ele tem a certeza de que vai viajar com todo conforto”, recomenda.

A força-tarefa que está sendo organizada para a Semana Santa tem por objetivo manter a organização e reduzir o tempo de espera nos terminais, proporcionando um atendimento cada vez melhor, além de segurança e tranquilidade para quem vai atravessar a Baía de São Marcos no feriado.

“Como é um período de grande demanda, as ações serão intensificadas. Teremos equipes da MOB disponíveis durante todo o período da Semana Santa para prestar informações e orientar sobre o fluxo para embarque e desembarque”, disse o presidente da MOB, Lawrence Melo.

Em 2018, 50.449 pessoas e 9253 veículos passaram pelos terminais da Ponta da Espera e do Cujupe no período entre a quarta-feira santa e a terça-feira seguinte. Este ano, estipula-se um aumento aproximado de 20% no número de pessoas e de 10% no de veículos. Até o fechamento dessa reportagem, ainda era possível encontrar passagens a venda na internet.

Renovação

Em respeito às quase 2 milhões de pessoas que atravessam a Baía de São Marcos todos os anos, uma série de melhorias estão sendo empreendidas pela gestão da EMAP. A maior delas é a obra, em fase de conclusão, do novo Terminal do Cujupe, que integrará transporte rodoviário e marítimo.

Atualmente muitos serviços já estão em funcionamento, incluindo a unidade do Procon e Viva. Na Ponta da Espera foi construída uma área de vivência e nova unidade da Polícia Militar. Os terminais também se tornaram mais acessíveis e contam com vans para o tráfego de pessoas com mobilidade reduzida.

Orientação para o embarque

  • Informe-se sobre os horários das viagens no site da EMAP (www.emap.ma.gov.br)
  • Compre os bilhetes com antecedência.
  • Ao optar pelos serviços dos ônibus é importante chegar a esses terminais com no mínimo uma hora de antecedência. A dica vale também para quem viaja com veículos.
  • Chegar cedo ajuda na organização do embarque e evita atrasos.
  • Atenção para a lotação de ônibus e vans: só será permitido o acesso de veículos com número de passageiros compatível com a sua capacidade.
  • Dentro do terminal, siga as orientações de fluxo e posicionamento.
Fechar