Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Gastronomia maranhense é referência no festival Degustando o Brasil

Participam do evento os chefs maranhenses Junior Ayoub, Warwick Trinta e Rafael Libério

Foto: Reprodução

O festival Degustando o Brasil homenageia o Maranhão na quinta edição que acontece de 11 a 14 de abril, no Manaíra Shopping, em João Pessoa. Participam do evento os chefs maranhenses Junior Ayoub, Warwick Trinta e Rafael Libério, além de outras dezenas de cozinheiros de várias partes do Brasil.

O evento de alta gastronomia conta com aulas gratuitas ministradas por 30 chefs. O Festival que tem o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR/Maranhão) teve mais de 2 mil inscritos. A Superintendente de Promoção e Marketing da Setur, Cristiane Müller, fala sobre a importância de ter culinária da terra do bumba-meu-boi como referência. “A homenagem a gastronomia maranhense consolida esse segmento tão importante para a identidade do estado e que tem forte apelo para a atração de turistas”, explicou a superintendente da Setur.

A gastronomia é muito importante para 89% dos turistas brasileiros e 97% dos estrangeiros, de acordo com dados do Ministério do Turismo. Além de oferecer lazer aos viajantes, traz grandes possibilidades na geração de renda.

O chef maranhense Junior Ayoub realiza pesquisas para a exploração de novos ingredientes, no Maranhão, através do projeto Da Semente ao Sorriso, que tem o objetivo de criar rotas gastronômicas e ensinar a comunidade rural a transformar o produto e comercializá-lo da melhor forma, além de gerar renda e evitar o êxodo rural.

“Este festival é uma grande oportunidade de mostrar para outros povos as nossas experiências desenvolvidas nos polos turísticos do Maranhão com chefs oferecendo em seus restaurantes pratos com ingredientes regionais e gerando renda de forma vertical, beneficiando também as comunidades tradicionais’, afirma Júnior Ayoub, presidente da Associação Maranhense dos Artesãos Culinários (AMAC).

Para o chef maranhense, a homenagem ao estado é uma forma de divulgar uma série de iguarias do Maranhão, ainda desconhecidas no país, que permitem muita versatilidade em receitas. Entre os estudos desenvolvidos, estão testes com o buriti, que já é conhecido da indústria de cosméticos, o murici, o babaçu e a castanha do maranhão, que foi utilizada para a criação de um chocolate. “Queremos ver o Maranhão conhecido no mundo pela sua gastronomia e por suas matérias-primas”, conclui Junior.

Na quinta-feira (11), o chef  Rafael Libério, apresentou a receita ‘Pescada Mar & Mangue’; no sábado (13) será a vez de Warwick Trinta ensinar o tradicional Arroz de Batipuru e finalizando o evento, no domingo (14), o chef Junior Ayoub vai ensinar a fazer arroz de cuxá com frutos do mar frescos.

Degustando o Brasil 2019 

O festival que é destinado a profissionais, estudantes e amadores da gastronomia, traz na programação seis aulas por dia.

Ministrando as aulas estão Jimmy McManis (Ogro), que tem um quadro de comida de rua no programa Mais Você; Mário Portella, especialista em carnes e conservação; Mônica Rangel, jurada do programa Cozinheiros em Ação; Danielle Dahoui, do Hell’s Kitchen e BBQ Brasil; Thiago Chiericatti, que participou do reality show The Taste Brasil; e Guga Rocha, finalista do quadro Super Chef, no Mais Você, e apresentador do programa Homens Gourmet.

Há talentos também da Paraíba, como o premiado Onildo Rocha, do Roccia, e Maurício Barbosa, dos restaurantes Hao, Trattoria de Origem e HDO, além do chef Cumpade João, que é o anfitrião do Degustando o Brasil e recebeu o Prêmio Dolmã como embaixador da gastronomia brasileira em 2018.

Carregando