Bira defende que situação dos quilombolas seja priorizada

Em Audiência Pública na Câmara dos Deputados, o ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, afirmou que o assunto será tratado em segundo momento

Da redação: Vinicius Bogea

O deputado Federal Bira do Pindaré (PSB/MA) voltou a falar, nesta segunda-feira (15), da preocupação que tem com a situação das comunidades quilombolas de Alcântara em relação ao Novo Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, assinado pelo governo Federal e que permite a exploração do Centro de Lançamento pelos Estados Unidos da América (EUA).

Em Audiência Pública na Câmara dos Deputados, o ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, afirmou que o assunto será tratado em segundo momento. O parlamentar defende que a discussão seja priorizada.

“Eu queria fazer um apelo ao ministro e ao governo para que o assunto não ficasse para o segundo momento. É preciso que a gente resolva essa questão antes da decisão do acordo aqui no Congresso Nacional”, enfatizou.

Ele acrescentou que é preciso que não se repita o que aconteceu no passado Segundo Bira, quando implantaram a base em Alcântara, os quilombolas foram duramente prejudicados em razão de promessas não cumpridas. No final, contou ele, os quilombolas acabaram expulsos das terras.

Fechar